Rede estadual de ensino de SC divulga datas de matrículas e rematrículas para 2021

A Secretaria de Estado da Educação (SED) divulgou na quarta-feira (25) orientações sobre matrículas e transferências de alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina em 2021. As modalidades contempladas são para ensino fundamental, médio, magistério e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em função da pandemia de Covid-19, as rematrículas dos alunos serão feitas de forma automática no Sistema de Gestão da Educação de Santa Catarina (Sisgesc). Pais ou responsáveis serão orientados pelas escolas a atualizarem documentos ao longo do próximo ano.

Para as unidades escolares com disponibilidade de vagas para novos alunos, a pré-matrícula será online para ensino fundamental e médio. Os interessados devem fazer o cadastro nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Retorno presencial em 2021

Na segunda-feira (23), o secretário de Estado de Educação, Natalino Uggioni, afirmou que existe a possibilidade de retomada das aulas presenciais em todas as regiões catarinenses, mesmo as que estão em situação gravíssima no próximo ano.

Segundo o secretário, uma proposta foi apresentada a entidades como a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A intenção é que as atividades possam ser realizadas já a partir de fevereiro com a maioria dos alunos, excluindo apenas estudantes e professores que pertencem aos grupos de risco para Covid-19.

“Nós defendemos a retomada das atividades, com segurança, para que a gente possa dar sequência nas ações para com os alunos e os professores envolvidos, e é por isso, então, que nós estamos defendendo esse retorno, esse ano, para que nós tenhamos a vivência prática nas escolas, e aí sim possamos adentrar 2021 a plena carga, como nós temos defendido”, disse Natalino.

Por enquanto, as regiões classificadas em moderado, alto e grave poderão retomar as atividades presenciais. Já nas regiões classificadas com risco gravíssimo para o novo coronavírus, estão autorizadas apenas as atividades de reforço pedagógico individualizado.

Atualmente, 13 das 16 regiões estão classificadas em estado gravíssimo para a Covid-19. Outras três estão sinalizadas em risco grave.

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em paralelo ao projeto do executivo, foi protocolado na tarde desta quarta-feira (25) um projeto de lei que prevê a reabertura das escolas, independente do mapa de risco de Covid-19. O objetivo do PL é classificar as atividades de ensino como essenciais.

Matrículas

O cadastro deve ser realizado pelo responsável do estudante diretamente no site da SED. O estudante será cadastrado no sistema, por ordem de acesso, na escola próxima da residência ou do trabalho dos responsáveis.

Para a efetivação da matrícula, os responsáveis devem anexar no sistema os documentos solicitados ou apresentar-se à Unidade Escolar, no período de 3 a 5 de fevereiro.

Créditos: G1 SC

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×