Parte da equipe do CBMSC que está no Mato Grosso do Sul foi deslocada para o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, região próxima à divisa com o Paraná. Ao chegarem ao Parque Estadual, em uma vasta área de 73.345,15 hectares, os bombeiros constataram que a situação é alarmante, com diversos focos de queimadas ainda ativos.
As características do terreno, que incluem áreas alagadas e vegetação densa e alta, complicam o acesso e exigem estratégias de combate indireto. A outra metade da equipe permanece em Aquidauana, onde as operações de controle de incêndios continuam. Os bombeiros catarinenses iniciaram a missão no Mato Grosso do Sul no dia 28 de agosto, quando saíram de Florianópolis a pedido do governador Jorginho Mello. Especialistas em combate a incêndios florestais, a equipe do CBMSC tem desenvolvido diversas estratégias para mitigar os impactos do fogo.
O grupo que partiu para o MS está equipado com seis caminhonetes e todos os recursos necessários para a ação. Os bombeiros fazem uso de drone para monitoramento, uma ferramenta importante para avaliação e monitoramento dos focos de incêndio.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina