Profissões do futuro: veja o que vai estar em alta em 2022

Ainda que a pandemia não tenha acabado, desde que começou, lá em março de 2020, é possível perceber as mudanças que trouxe para o mercado de trabalho: modelo home office, reuniões virtuais e uma baita aceleração na necessidade de profissionais qualificados em diversas áreas, principalmente na saúde.

Com a retomada gradual da economia, existem pesquisas que apontam as profissões que podem estar em alta em 2022. Se você está procurando por uma graduação ou especialização, veja as áreas que devem bombar no mercado de trabalho no próximo ano:

Recursos humanos

Com a necessidade de contratação de novos profissionais, a área de recursos humanos está entre as profissões que mais devem estar em alta em 2022.

A busca por agilidade e eficiência para recrutar pessoas influencia nos custos para evitar a rotatividade e por encontrar bons profissionais que elevem no nível da empresa.

Marketing

Não basta que a sua empresa tenha uma rede social ou site, é preciso fazer com que clientes conheçam a sua marca e comprem os seus produtos e serviços.

Neste ano muito se notou a necessidade e importância do marketing digital para as empresas e em 2022 isso vem ainda com mais força.

O marketing digital é uma ferramenta importante e tem estratégias diferenciadas de atuação para cada negócio. Para trabalhar nessa área, os profissionais precisam ter uma boa comunicação, saber escrever, gostar de estratégias e, sim, muito planejamento.

Tecnologia

Desenvolvedor, gerente de projetos, analistas de testes e diversas outras ocupações no mercado de trabalho na área de tecnologia devem bombar (ainda mais) em 2022.

A pandemia acelerou a necessidade das empresas de melhorar a experiência dos clientes e a solução desse desafio tem sido resolvida por meio de profissionais qualificados na área.

As empresas estão com vagas abertas, mas existe uma dificuldade de encontrar profissionais qualificados na área de tecnologia. Por isso, ficar de olho nas oportunidades de formação na área pode colocar você à frente no mercado de trabalho e ainda ganhar bem.

Desenvolvimento de habilidades

Além do conhecimento técnico necessário, o mercado de trabalho também está atento às habilidades comportamentais que os profissionais precisam ter, as conhecidas soft skills.

Isso significa que não basta cumprir todas as exigências solicitadas na vaga, as empresas também querem saber como o profissional lida na rotina do dia a dia.

Na interação com os colegas na empresa, os soft skills também ajudam a empresa a saber como o profissional vai saber lidar em situações de pressão e os desafios diários.

Entre as mais avaliadas estão a comunicação, visão estratégica, flexibilidade, trabalho em equipe, liderança, entre outras.

Vale destacar que para desenvolver essa habilidade não existe técnica: o processo exige que cada pessoa conheça seus pontos fortes e fracos, busque se conhecer e esteja aberto para trabalhar habilidades pouco exploradas.

 

Créditos: ND Mais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas Notícias

×