--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

Enchentes no RS deixam produtores de leite sem alimento para as vacas e prejuízos incalculáveis

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024
As fortes chuvas no Rio Grande do Sul provocaram uma crise na produção de leite. Entenda os impactos e como ajudar os produtores afetados.

As fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul há no mês de maio, causaram estragos incalculáveis na produção de leite do estado.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, relata que a situação é crítica, com propriedades rurais ainda isoladas por conta das pontes caídas, quedas de barreiras e muitas arvores nas estradas.

A situação impede a coleta do leite, afetando o abastecimento das indústrias. “Muitas propriedades estão alagadas e sem acesso, o que significa que o leite não está sendo recolhido”, explica Tang. “Isso gera um efeito em cadeia, pois as indústrias não têm mais o produto para processar e, por sua vez, não possuem embalagens para o pouco leite que chega.”

O dirigente relata também que as propriedades já estão sem combustível e alimentação para as vacas.

“Sei de propriedades, com grande número de vacas, que estão ordenhando uma vez ao dia só porque têm pouquíssimo combustível. Não conseguem buscar mais e estão tocando os geradores com este combustível. Os produtores estão fazendo alguns trajetos a pé, pegando óleo em pequenas quantidades, enquanto for possível. Temos relatos de uma enorme diminuição de ração para os animais, pois à falta do produto em alguns estabelecimentos”, conta.

Diante do cenário caótico, Tang pediu ajuda imediata para a população afetada.

“Realmente é muito difícil e estamos esperando que as águas diminuam para que as estradas possam ser abertas, pelo menos, para dar acesso à chegada de comida, assim como também de embalagens para a indústria, e desta forma atender  ao consumidor. Passou de uma enchente para uma catástrofe geral”, avalia.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de leite do Brasil, contribuindo com cerca de 12,1% da produção (4,2 bilhões de litros em média no triênio 2020-2022).

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul provocaram uma crise na produção de leite. Entenda os impactos e como ajudar os produtores afetados.

Últimas Notícias