--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Produtores estimam perdas de até 90% na produção de bananas no Norte de SC após ‘ciclone bomba’

Os produtores de banana de Corupá, no Norte catarinense, ainda contabilizam os danos causados pelas passagem do ‘ciclone bomba’ que atingiu Santa Catarina. As perdas chegaram a 90% para muitos deles, conforme estimativa da Associação dos Bananicultores do município (Asbanco), e cerca de 2,5 milhões de pés foram destruídos. A cidade é a maior produtora e exportadora de bananas do estado.

O fenômeno foi classificado como o maior prejuízo da história. É o caso do bananicultor Arlindo Haas, que trabalha com a fruta há 36 anos, e disse que nunca houve uma destruição tão grande em suas plantações.

“Dessa vez foi muito triste. Cabeça erguida e trabalhar para frente para ver se ano que vem colhemos banana de novo”, lamentou o produtor. Segundo ele, metade dos 14 mil pés de sua propriedade foram derrubados pela força do vento.

A fruta é a principal fonte de renda de 500 famílias no município, incluindo a de Haas. A diretora da Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane Müller, afirmou que o fenômeno prejudicou todas elas.

“Todas as localidades foram afetadas e todos os produtores perderam muita fruta. Nós temos relatos de produtores que perderam 40%, 50%, 60% e até 90% da área plantada”, afirmou.

Fonte: G1/ Epagri

Últimas Notícias