--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

PRF participa de operação do GAECO contra quadrilha de estelionatários em SC e no PR

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024

Na manhã desta terça-feira (31), o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a “Operação Repasse” contra uma quadrilha de estelionatários que agia em SC e no PR. Policiais rodoviários federais de SC em também fazem parte da força-tarefa.

A ação cumpriu 45 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e Blumenau, em SC, e Curitiba e Pontal do Paraná no PR. A PRF em Santa Catarina cumpriu dois dos mandados de prisão, ambos em Joinville.

Também estão sendo objetos das buscas 14 veículos, na maioria veículos importados e de luxo.
Os crimes investigados são estelionato, crimes de falso (falsidade ideológica, falsificação de documento), lavagem de dinheiro e por integrar organização criminosa.

A Investigação iniciou em maio de 2023 no município de Ituporanga/SC a partir de vítimas da região que tinham sido lesadas pelos criminosos e levaram tal fato a conhecimento do Promotor de Justiça.
As provas levaram ao pedido das medidas judiciais e ao deferimento destas pelo Poder Judiciário. O grupo criminoso se valia dos meios virtuais de comunicação, enganavam as vítimas com um enredo mentiroso enquanto realizavam a venda de veículos que não existiam. Os compradores percebiam que estavam sendo enganados somente depois de transferir o dinheiro para os estelionatários.

Ficou comprovado também que os integrantes do grupo criminoso se utilizavam do sistema bancário e interpostas pessoas para escamotear a origem ilícita do dinheiro. Utilizavam diversas pessoas como laranjas para receber e sacar as quantias oriundas do golpe. A quadrilha realizava grandes lucros, com a aplicação dos golpes. Na investigação, verificou-se que em um período de 45 dias aproximadamente os criminosos movimentaram em torno de 6 milhões de reais.

Operação Repasse – O nome da operação se refere ao jargão utilizado em revendas, quando o veículo é ofertado por preço de “custo” aceito como parte de pagamento na compra de um veícu-lo novo ou de maior valor.

Por PRF SC

Últimas Notícias