Presidente Trump ordena ataque ao Irã e mata general Qassem Soleimani e mais 8 pessoas

A tensão aumenta ainda mais com esse ataque ordenado pelo Presidente Trump, nesta quinta-feira (02), em Bagdá, quando um bombardeiro aéreo matou Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã.

Considerado um homem extremamente poderoso e influente, Soleimani era cotado para ser o novo presidente do Irã, mesmo não sendo político, tinha grande influência em todos os segmentos do exército iraniano.

O Pentágono confirmou o bombardeio e disse que a ordem partiu do presidente Donald Trump. Em nota, o órgão culpou Soleimani por mortes de americanos no Oriente Médio e afirmou que o objetivo foi deter planos de futuros ataques iranianos.

Donald Trump, que estava na Flórida no momento do ataque, postou uma bandeira americana em uma rede social, mas não falou sobre o episódio.

Guerra Fria ou Terceira Guerra Mundial ?

O fato é que, após décadas de ataques, grupos terroristas e o extremismo a solta rondando tempos sombrios no mundo, é visto que os E.U.A, neste momento, coloca mais gasolina numa chama sem fim.

Existem países aliados, e Irã poderia facilmente ter uma aliança com outros países com o mesmo poderio armado dos americanos.

Rússia, China, Coreia do Norte- aliados são signatários de tratado de não-agressão.

Brasil na história de novo ?

O presidente Jair Bolsonaro, declarado abertamente apoiador de Trump, não surpreenderia em dar todo o apoio ao presidente americano, a diplomacia brasileira entra em risco neste exato momento, por ter alianças com Israel e também E.U.A.

Nos últimos meses, o governo brasileiro tem sido pressionado por Trump a incrementar a pressão sobre o Irã, inclusive se distanciando de contratos comerciais e até mesmo o abastecimento de navios de Teerã.

Agora, resta saber a posição brasileira num conflito praticamente desenhado e orquestrado.

Uma produção do departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Flávio Furtado/ Genauro Stefanski/ Rodrigo Mattos

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×