Prefeita, vice e produtor, falam sobre a abertura da Colheita da Maçã em Fraiburgo

Foi aberta oficialmente na tarde dessa segunda-feira dia 10 de fevereiro, portanto ontem, a colheita da maçã em Fraiburgo. O ato oficial que reuniu autoridades e produtores, foi realizado nas dependências da empresa Panho. Durante a abertura a Associação de Produtores prestou homenagem ao senhor Roger Biau, conhecido como pai da maçã brasileira, falecido em dezembro do ano passado. Conhecida nacionalmente como Terra da Maçã, Fraiburgo é hoje responsável por uma parcela significativa da produção nacional da Fruta. Neste ano, projeta-se uma safra nacional de 1 milhão e 100 mil toneladas, sendo o Estado catarinense responsável por aproximadamente 585 mil toneladas, cerca de 60% dessa produção. Somente na região de Fraiburgo serão colhidas 124 mil toneladas.

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM estima uma colheita semelhante a registrada no ano passado. A qualidade da fruta nos pomares, no entanto, revela frutos menores, porém, excepcionalmente mais doces, em decorrência da maior concentração de açúcar, suculentos e crocantes.

No uso da palavra a prefeita de Fraiburgo Claudete Gheller Mathias falou sobre o momento, destacando a importância que a maçã tem para Fraiburgo.

 

O vice prefeito de Fraiburgo, o radialista Júlio Santos, marcou presença no evento, e no seu pronunciamento disse estar satisfeito pelo ato, e lembrou que o seu primeiro emprego foi como trabalhador rural, na área da maçã.

O fruticultor, Cristian Panho, falou sobre o que representa para família Panho, a cerimônia oficial de abertura da colheita da maçã, ter sido realizada na propriedade da sua família.

Uma produção do departamento de Jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Genauro Stefanski/ Rodrigo Mattos/ Flávio Furtado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×