--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Preço dos combustíveis e do gás de cozinha apresentam aumento em Fraiburgo em junho

Em pesquisa contínua realizada pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através do curso de Administração e financiada com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), levantou-se o preço dos combustíveis e do gás de cozinha no mês de junho nos municípios de Caçador e Fraiburgo.

A pesquisa, realizada pela UNIARP e coordenada pelo professor Leandro Hupalo e executada pela bolsista Graciolina Esquincá Wisser, adota metodologia similar à utilizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que, semanalmente, afere o preço dos combustíveis e do gás de cozinha em diversos municípios do país.

No mês de junho, em comparação ao mês anterior, o preço dos combustíveis apresentou estabilidade em Caçador, com destaque, apenas, para o etanol que teve aumento de 3,23%. Em Fraiburgo todos os combustíveis apresentaram aumento, com destaque para a gasolina aditivada, que registrou um aumento de 8,35%. O gás de cozinha manteve-se estável em Caçador e Fraiburgo.

Foi possível encontrar, entre os estabelecimentos pesquisados, uma significativa variação de preço entre alguns combustíveis. É o caso do etanol que em Caçador apresentou uma variação de até 24,64% e, em Fraiburgo, a gasolina aditivada com uma variação de até 7,93%. O mesmo foi observado para o gás de cozinha, que apresentou variação de 35,01% em Caçador e de 39,00% em Fraiburgo, sugerindo que é possível fazer economia a partir de uma pesquisa de preços.

Como comparação, o caçadorense que consumiu um tanque gasolina comum (50 litros) em maio gastou R$ 297,50. Já o fraiburguense, nas mesmas condições, gastou R$ 291,50. Em ambos os casos, o gasto de combustível comprometeu mais de 1/5 do salário-mínimo vigente.

Nos últimos 12 meses a gasolina comum apresentou uma variação acumulada de 6,63% em Caçador e de 8,19% em Fraiburgo. Já o gás de cozinha, na mesma comparação, apresentou uma variação acumulada de -3,62% em Caçador e de 6,64% em Fraiburgo. Cabe ressaltar que, embora possa ter ocorrido variação de preço dos combustíveis e do gás de cozinha durante o mês de junho, os preços coletados pelos pesquisadores referem-se aos últimos dias do mês.

 

Últimas Notícias