Prazo para entrega do Imposto de Renda termina amanhã

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 está na reta final, com prazo final amanhã terça-feira (30). E mesmo que o contribuinte esteja em dúvida se os dados estão corretos ou se falta algum documento, é recomendável cumprir o prazo e fazer as correções necessárias posteriormente.

Para tirar suas dúvidas, o contabilista Willian Ramon Moreira da Silva, explica o que é o Imposto de Renda e os meios seguros para fazer sua declaração.

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

O Imposto de Renda Pessoa Física incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou no exterior e que recebem de fontes no Brasil.

As alíquotas variam conforme a renda, de forma que são isentos de cobrança os contribuintes que ganham abaixo do limite estabelecido para a apresentação obrigatória da declaração anual.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica é destinado a empresas brasileiras. Nesse caso, a alíquota aplicada incide sobre o lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado, dependendo da atividade desenvolvida e do porte do negócio.

Clique no player e ouça a entrevista:

 

O profissional ressalta, se existe alguma multa ou infração, se a pessoa não realizar sua declaração para o Leão.

 

Clique no player e ouça a entrevista:

 

Willian finaliza explicando quem deve e quem não precisa fazer a dedução do imposto para o governo.

 

Clique no player e ouça a entrevista:

 

Restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda ocorre quando a Receita Federal detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria. Assim, ele tem direito a receber de volta parte do valor. A quantia é devolvida até o mês de dezembro do mesmo ano em que foi declarada.

Geralmente, quem paga o IR primeiro também recebe a restituição com maior antecedência. Em 2020, o valor do tributo excedente será entregue de volta aos contribuintes em cinco lotes mensais, a partir do mês de maio.

Veja cronograma dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2020 (IR 2020):

  • 1º lote: 29 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 28 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Uma produção do departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Genauro Stefanski/ Flávio Furtado

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×