O prazo para os pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 entregarem a documentação necessária termina nesta sexta-feira, 11 de abril. Os documentos devem ser apresentados à instituição de ensino superior escolhida, comprovando as informações fornecidas durante a inscrição no programa.
A entrega da documentação pode ser feita de forma presencial ou virtual, conforme definição da instituição privada em que o candidato foi selecionado. Todo o processo é gratuito, e as informações oficiais estão disponíveis no site e nas redes sociais do Ministério da Educação (MEC).
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado para estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Documentação exigida
Os resultados da lista de espera estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para consultar, o candidato deve acessar a aba do Prouni utilizando o CPF e a senha cadastrada na plataforma Gov.br.
Entre os documentos exigidos estão:
-
Documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar;
-
Comprovantes de residência;
-
Comprovante de conclusão do ensino médio;
-
Comprovantes de rendimento;
-
Documentação complementar, caso se aplique: declaração de professor da educação básica, certidão de separação, divórcio ou óbito dos pais, e laudos que comprovem deficiência.
Para ter direito à bolsa integral, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277). Já para a bolsa parcial de 50%, o limite é de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554). As instituições de ensino podem solicitar documentos adicionais.
Números do Prouni 2025/1
Na primeira edição de 2025, o programa ofertou 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país. Do total, 203.539 bolsas são integrais e 134.905, parciais. Ao todo, foram registradas 1,5 milhão de inscrições, sendo que cada candidato pode escolher até dois cursos.
Na primeira chamada, divulgada em fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados. Na segunda chamada, no fim do mesmo mês, foram convocados outros 86.373.
Em 2025, o Prouni completa 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados desde sua criação.
Com informações Agência Brasil