BAIXAR APP's

Polícia Militar Ambiental apresenta os resultados da Operação Piracema 2023/2024

Nesta quinta-feira, 1º, o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA) encerrou as fiscalizações da Operação Piracema, que ocorreu entre os dias 1º de outubro de 2023 a 31 de janeiro de 2024, nos rios e afluentes da bacia do rio Uruguai.

Neste período, o enfoque principal da PMA foi reforçar a fiscalização aquática, buscando controlar a prática de pesca ilegal e garantir a proteção da ictiofauna – conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica, para possibilitar a reprodução da espécie.

O Período de Defeso é o momento no qual a legislação impõe algumas restrições à pesca buscando, com isso, permitir que as espécies se reproduzam em volume satisfatório, evitando o risco de extinção.

Dentre os resultados da operação Piracema 2023/2024, destacam-se que foram realizadas 62 fiscalizações, que resultaram em nove autos de infração ambiental lavrados; oito prisões em flagrante; quatro embarcações apreendidas; além da apreensão de 177 petrechos de pesca; 14.715 metros de redes de pesca e 50 quilos de pescado.

No atual Defeso (2023/2024), se comparado ao mesmo período do Defeso de 2022/2023, notou-se um aumento significativo nas ocorrências envolvendo a pesca ilegal, prisões em flagrante e principalmente no número de redes de pesca apreendidas.

Neste contexto, além das operações, a educação ambiental e a prevenção tem um papel fundamental na diminuição dos índices de infrações ambientais por pesca ilegal. Por meio de ações preventivas, orientações e explicativos sobre a Piracema para toda comunidade, a busca para minimizar os impactos gerados pela pesca predatória é contínua.

Por 10ªCRPM.

Últimas Notícias