A Polícia Civil investiga o envenenamento de 12 cães em uma propriedade nas proximidades do Motel Floresta, em Herval d’Oeste, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O crime ocorreu na madrugada desta quarta-feira (19). Outros dez animais estão doentes, possivelmente devido à ingestão da substância tóxica.
O tutor dos cães, Francisco Assir Vancin, relatou que, por volta da meia-noite, uma motocicleta com duas pessoas parou no local. Os suspeitos teriam entrado em um barracão, acendido a luz e espalhado veneno em quatro pontos da propriedade. Em seguida, foram para outra área e deixaram mais veneno.
“Quando foi uma hora da manhã, comecei a encontrar cachorros mortos. Ao amanhecer, já eram 12. Mais tarde, outro cachorro também morreu. Os que sobreviveram estão doentes, mas estamos tentando salvá-los com carvão medicinal”, disse Francisco.
A Polícia Civil esteve no local realizando diligências, coletando imagens e ouvindo testemunhas para tentar identificar os responsáveis pelo crime. A ONG Bom Pra Cachorro também prestou apoio e informou que os cães eram bem cuidados, viviam soltos na propriedade e estavam saudáveis.
O caso segue sob investigação. A polícia pede que qualquer informação que possa ajudar na identificação dos suspeitos seja repassada anonimamente pelo telefone 181.