As agências do INSS em todo o Brasil estão fechadas desde o dia 23 de março, quando o atendimento passou a ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS e também pelo número 135. Pouco antes do fechamento, de fevereiro até maio, os pedidos de auxílio-doença ao órgão, cresceram 123%.
A fila de pessoas que esperavam uma análise de benefícios por incapacidade nesse período passou de quase 245 mil para cerca de 546 mil. Mais, de 90% desses requerimentos eram de auxílio-doença. As informações são de levantamento do Tribunal de Contas da União.
Como as agências do INSS estão fechadas há quase quatro meses, pedidos de auxílio doença como o do pai de Jeane não passam por perícia médica. Mas é necessário acrescentar um atestado médico no site ou aplicativo para dar tudo certo e o interessado começar a receber um salário mínimo.
Segundo o TCU, quase 270 mil casos de recusas de benefícios entre abril e maio deveriam ser reanalisados.
O INSS informou que tomou todas as medidas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos. Ainda acrescentou que elas vão continuar valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial.
Fonte: INSS