Após 38 dias de internação, o papa Francisco deixou o hospital no sábado (22) e retornou ao Vaticano. Antes de seguir para a Casa Santa Marta, onde reside, fez uma breve parada na Basílica de Santa Maria Maior para agradecer pela recuperação.
Durante o anúncio da alta, os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone alertaram que o pontífice estava mais magro, mas ele apareceu sereno, acenando para os fiéis com um gesto positivo e concedendo bênçãos apenas com as mãos.
No momento da despedida, Francisco notou entre a multidão de três mil pessoas a senhora Carmela Mancuso, de 78 anos, que costuma lhe entregar flores amarelas nas audiências gerais das quartas-feiras. “É uma boa pessoa”, comentou o Papa do 5º andar do hospital, onde ficou internado para estar mais próximo dos fiéis.
O ramalhete recebido de Carmela foi entregue ao cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor, e depositado diante do ícone da Salus Populi Romani. Ao retornar ao Vaticano, Francisco ainda fez uma última parada para cumprimentar os militares que fazem a guarda no local antes de entrar em sua residência.