--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

Pai da Maçã no Brasil tem nome inscrito no livro do Mérito Catarinense

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024

Na última semana, a Associação de Engenheiros e Agrônomos de Fraiburgo (Asseaf), acompanhou a solenidade da Medalha, Diploma e Inscrição no Livro do Mérito Catarinense, promovido pelo CREA-SC. Por indicação da entidade, o Engenheiro Agrônomo Roger Biau, in memoriam, teve seu nome inscrito no livro do Mérito Catarinense. A homenagem foi recebida pela filha Pascale Biau Pérès e por membros da diretoria da Asseaf.

O Mérito Catarinense é uma homenagem concedida anualmente aos profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino que se destacaram na área da Engenharia, Agronomia e Geociências e contribuíram com o crescimento e desenvolvimento do estado e do país por meio do seu trabalho e trajetória profissional.

O pai da Maçã no Brasil, o engenheiro Agrônomo Roger Biau, foi o indicado pela Asseaf, tamanho os feitos e as contribuições dadas por ele a agronomia, em especial a produção de maçã, atividade que é uma das referências de Fraiburgo, conhecida como a Terra da Maçã.

Roger Biau nasceu na Argélia e naturalizou-se brasileiro em 1973. Formado em agronomia e especialista em Frutas de Clima Temperado na França, dedicou mais de 50 anos de sua vida no desenvolvimento da maçã como variedade frutífera possível de ser desenvolvida no Brasil, em especial na região sul. A relevância do trabalho de Roger Biau é reconhecida em todo o país. Ele faleceu na França aos 89 anos em 09 de dezembro de 2019.

Segundo o presidente da Asseaf, André Zagonel, o reconhecimento é merecido “Para nós de Fraiburgo é um orgulho imenso indicar esse grande profissional que foi o senhor Roger Biau, e ter ela deferida pelo CREA-SC. Pra engenharia é um exemplo de profissional que nos orgulha e que motiva” destacou.

Nesta edição da Solenidade foram homenageados ao todo, nove profissionais: três com a Medalha do Mérito e seis com a Inscrição no Livro do Mérito, além de uma empresa com o Diploma do Mérito.

“Este evento é um momento de reconhecimento e agradecimento aos profissionais pelo seu empenho e dedicação à engenharia, agronomia e geociências do nosso estado” destaca o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier. “Este perfil empreendedor e de liderança é digno das nossas profissões e estes homenageados são exemplos reais disso. São pessoas que com conhecimento técnico científico, ética e coragem transformaram a sociedade e a vida das pessoas.”

Por Assessoria Asseaf

Últimas Notícias