Mais perto de você!

O INMET aponta previsões climáticas para a primavera 2019 em todo o país

Estação começou nesta segunda-feira, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando tem início o verão.

A primavera começou oficialmente às 4h50 desta segunda-feira (23). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera de 2019 deverá ter menos chuvas do que o normal para esta época do ano, na maior parte do pais. A estação vai até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão, à 1h19.

Tradicionalmente, a primavera é um período de transição entre a estação mais seca e a mais chuvosa na região central do Brasil. Já na região Norte, no interior do Nordeste e em algumas áreas centrais do país, as temperaturas sobem durante a primavera.

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão uma exceção neste início de primavera, pois deverão receber uma frente fria vindo da Argentina e do Paraguai, trazendo chuva forte para a região e talvez até granizo. Também os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul serão impactados, mas com menor intensidade.

De qualquer forma, partes do Sul e do Sudeste começam a primavera ainda com cara de inverno. Mas, na maior parte do país, o inverno se despede já com cara de primavera.

O prognóstico do Inmet é de que a primavera comece com temperaturas acima da média climatológica.

COMO SERÁ NO SUL?

Na região Sul, a previsão é de que os padrões de chuva fiquem dentro do normal, mas frentes frias e áreas de instabilidade devem fazer com que os três estados da região tenham momentos de chuva um pouco mais volumosas que o normal. “Já as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade na parte oeste da região e acima da média no restante”, diz o Inmet.

Créditos: G1

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×