--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

Nova startup investida pela Irani Ventures aposta em embalagens produzidas a partir da palha de milho

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024

A Irani Ventures, veículo de Corporate Venture Capital da Irani, uma das principais indústrias de papéis e embalagens sustentáveis do Brasil, anuncia o seu segundo aporte a startups, agora com uma investida de aproximadamente R$ 1,4 milhão na growPack. Alinhada aos valores e modelos de negócio da empresa, a iniciativa escolhida desenvolve tecnologias para produzir embalagens alimentícias sustentáveis utilizando resíduos reaproveitados de agricultura local, como a palha do milho.

O aporte financeiro no desenvolvimento de recipientes fabricados com biomateriais marca mais um avanço da Irani rumo à inovação alinhada à sustentabilidade, solidificando uma nova etapa na trajetória da empresa. Com a nova investida, a empresa passa acelerar o trabalho de uma startup que manuseia um resíduo ainda pouco utilizado no Brasil para essa funcionalidade.

 

O negócio criado pela growPack promove a economia circular por meio de tecnologias regenerativas próprias, desenvolvidas pela empresa, que dão origem a produtos compostáveis funcionais a partir de fibras alternativas. A growPack tem uma planta de demonstração integrada que permite criar protótipos e lançar no mercado provas de conceitos em menos de 6 meses. As primeiras soluções da empresa são comercializadas para o mercado de delivery de comida.

 

“A nova investida representa um momento importante para a Irani. Sempre tivemos o desenvolvimento sustentável como pilar do nosso negócio. Assim, poder acelerar uma startup como a growPack, que também pensa dessa maneira, é gratificante. Projetos como esse permitem o desenvolvimento de produtos e estratégias capazes de gerar um impacto bastante positivo no ambiente”, diz Fabiano Alves Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani.

No programa de aceleração, a growPack passará por um processo de imersão e alavancagem com capital intelectual. Isso envolve suporte operacional, mentoria e networking, que auxiliarão no desenvolvimento de suas atividades e negócio.

 

“Contar com o aporte da Irani significa incorporar no nosso negócio um sócio extremamente estratégico, tanto no conhecimento especializado como no desenvolvimento de fibras e embalagens em grande escala. Essa parceria faz sentido para todos da rede produtiva, desde os fornecedores envolvidos no processo até os clientes que receberão produtos ainda mais robustos”, comenta Exequiel Bunge Berg, CEO e cofundador da growPack.

 

Para Paulo Beck, Head de Investimentos da Grow+, parceiro da Irani Ventures, o estágio avançado de maturidade da growPack colaborou para a escolha da startup. “Ficamos surpresos de encontrar uma empresa madura, com modelo de negócios escalável, que já superou o momento de Product/Market Fit e, agora, quer escalar com velocidade. Estamos animados em assessorá-los neste novo coinvestimento e recebê-los no programa de aceleração”, ressalta Beck.

 

Em 2022, a Irani Ventures anunciou o seu primeiro aporte financeiro, investindo R$ 1,5 milhão na Trashin, startup de impacto criada em 2018. Com sede em Porto Alegre, a iniciativa promove a economia circular através da gestão de resíduos e de programas de logística reversa.

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

 

Sobre a Grow+

 

A Grow+ é uma consultoria de negócios que assessora empresas, startups e investidores. Nos últimos anos, tem ajudado médias e grandes empresas a estruturar seus próprios fundos de investimento (CVC) e transformar seus negócios corporativos em startups (CVB). Atualmente, é a gestora do veículo de investimento CVC Verdes 1 da Irani Venture.

 

 

Sobre a growPack

Fundada em 2018, a growPack é uma startup que cria soluções que aceleram a transição para uma economia circular e biobaseada. Estudando a lignina e a celulose, que são os compostos orgânicos mais abundantes do planeta, para potenciar as suas próprias funcionalidades naturais e trazê-las para o dia-a-dia. Pioneiros na utilização da palha de milho para produzir embalagens sustentáveis, que reduzem as emissões de GEE e a utilização de água, sendo também uma alternativa segura para substituir o plástico de uso único de forma competitiva e funcional. Uma nova plataforma de biomateriais que aproveita o valor agrícola local numa abordagem regenerativa e escalável.

 

 

Últimas Notícias