Seguindo uma tendência global voltada à modernização dos serviços de atendimento ao cidadão, a Prefeitura de Fraiburgo vai paralisar atendimentos para troca de sistema de gestão.
Entre os dias 1º e 13 de abril alguns serviços estarão suspensos ao público seja presencial ou de forma digital.
Vale ressaltar que, a cada cinco anos estes sistemas precisam ser contratados mediante licitação. Recentemente a licitação de escolha da ferramenta e da empresa responsável foi homologada e neste mês de abril, serão realizados os procedimentos de troca de sistema e instalação das novas ferramentas.
Como explicou o prefeito Wilson a medida além de necessária marca a efetiva entrada na era da administração digital, inovando na forma de atender os cidadãos fraiburguenses, fornecedores e prestadores.
Nesse sentido, o secretário de Administração, Rui Braun complementou que o objetivo é valorizar o tempo das pessoas, simplificar processos e permitir o acesso virtual a todos os serviços municipais disponíveis. “Queremos o cidadão conectado digitalmente, se relacionando através de sistemas, sem horário, sem papel, 24 horas por dia”, disse o secretário.
Durante a migração não só cidadãos serão afetados pela paralisação dos serviços. Prestadores de serviços e fornecedores também precisam se antecipar já que haverá a interrupção do empenhos e pagamento de insumos e serviços prestados.
Para que não haja nenhum prejuízo algumas orientações são importantes:
– Prazo para entrega de relatórios de serviços e insumos – até o dia 23 de Março.
– Prazo de apresentação de Notas Fiscais relativas aos serviços prestados em março – até 23 de Março.
– Excepcionalmente, notas fiscais relativas a prestação de serviços poderão ser fracionadas neste mês até o montante de serviços e insumos entregues
– Toda e qualquer despesa não entregue até esta data será processada após o dia 14 de Abril.
Acesse aqui o Comunicado Oficial aos Fornecedores e Prestadores de Serviços
O que é um sistema de gestão?
O que é um sistema de gestão? De forma simplificada são as ferramentas e sistemas que administram todos os serviços municipais. Ou seja, tudo o que for relacionado com sistemas tecnológicos e digitais de atendimento a serviços ao cidadão é administrado por um Sistema de Gestão. Exemplo: alvarás, taxas, emissão de certidões, pagamentos e recebimentos, controles, processos, consultas parcelamentos, emissão de notas fiscais.
Que serviços serão suspensos?
Neste período estarão suspensos:
– Emissão de certidões negativas
– Alvarás
– Protocolos
– Habite-se
– Geração de ITBI
– Boletos de pagamentos de serviços
– Emissão de passes de Transporte Escolar
– Pedidos de Compras
– Empenhos
– Licitações
– Adiantamentos
– Pagamentos de fornecedores e prestadores de serviços
– Provisão de insumos
– Atos de RH – contratações e demissões
– Análise de Viabilidades
– Abertura de Mei´s
– Mudança de Cadastro e Ligação Nova de água.
– Cadastramentos e Agendamentos na Secretaria de Assistência Social
O que não vai parar?
Tomamos todo cuidado para manter a maior parte dos serviços em funcionamento. Assim, para que você cidadão sinta menos impacto com essa suspensão, manteremos os serviços essenciais nas áreas de saúde e educação em funcionamento.
Se mesmo assim você tem dúvidas ligue
3256-4000 Secretaria de Saúde,
3256-4250, Secretaria de Educação
3908-2035 Secretaria de Assistência Social.
POR QUE ESSA TROCA É NECESSARIA?
É um compromisso da Administração Municipal modernizar serviços públicos. Com essa substituição ganharemos em qualidade e agilidade no atendimento, ao mesmo tempo que inovamos permitindo o atendimento virtual do cidadão.
Além disso, há uma obrigação legal de licitar esse sistema a cada cinco anos.
Logo, estamos ao mesmo tempo seguindo a Lei e modernizando nosso relacionamento com a sociedade.
Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de Fraiburgo