--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Ministério da Agricultura confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil

CAMPANHA JUNHO VERMELHO
CAMPANHA DENGUE 95.1
(foto: reprodução/Agência Brasil)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quinta-feira (16), a detecção de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de matrizes de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Este é o primeiro foco da doença registrado em um sistema de avicultura comercial no Brasil.

De acordo com o Mapa, a detecção do vírus tem impacto direto nas exportações brasileiras, uma vez que, por questões contratuais, a China suspende a importação de aves do país em caso de ocorrência em unidades comerciais.

Em nota, o ministério reforçou que a gripe aviária não representa risco à saúde da população por meio do consumo de carne de frango ou ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, diz o comunicado. O órgão destaca ainda que o risco de infecção humana pelo vírus é considerado baixo, sendo mais comum entre pessoas com exposição direta e frequente a aves contaminadas, vivas ou mortas.

O Mapa afirmou que todas as medidas previstas no Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária já foram ativadas, incluindo a contenção e erradicação do foco. O objetivo é evitar a disseminação do vírus e preservar a capacidade produtiva do setor avícola, considerado essencial para o abastecimento interno e a segurança alimentar do país.

Além disso, o Ministério informou que está promovendo a comunicação oficial às cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil. “O Serviço Veterinário brasileiro está treinado e equipado para o enfrentamento da doença”, finaliza a nota.

Com informações da Agência Brasil