Mapa da pandemia melhora pela sétima semana seguida em SC

Pela sétima semana consecutiva, nenhuma região do estado foi classificada nos níveis de risco Grave (laranja) ou Gravíssimo (vermelho) na Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado, dia 20, pelo governo catarinense.

O mapa da pandemia aponta 13 regiões como risco potencial moderado (cor azul) e quatro regiões como risco potencial alto (cor amarela). O aumento das taxas de cobertura vacinal, alinhado a uma menor taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto com pacientes diagnosticados com Covid-19 são os principais responsáveis pela melhoria nos indicadores, aponta o governo.

A matriz indica melhora nos indicadores das regiões da Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Oeste e Vale do Itapocu, observados a partir da redução na taxa de detecção de casos novos, hospitalizações e ocupação de leitos UTI Adulto, aliado ao aumento na cobertura vacinal.

Na semana anterior, essas regiões estavam classificadas como nível alto (amarelo). Agora passaram a ser classificadas como nível moderado (azul), se juntando às regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo-Oeste, Foz do Rio Itajaí, Laguna, Planalto Norte e Serra Catarinense, que mantiveram a classificação no nível moderado.

Por outro lado, houve uma piora nos indicadores da região Carbonífera, observados a partir do aumento na taxa de detecção de casos novos e de hospitalizações por Covid-19. A região Carbonífera, que na semana anterior estava classificadas como nível moderado (azul), passou a ser classificada como nível alto (amarelo), juntamente com as regiões Nordeste, Extremo Sul e Xanxerê, que permaneceram no nível alto.

Ocupação de leitos de UTI

A taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto de pacientes com diagnóstico de Covid-19 em Santa Catarina é de 19% no total, com uma ocupação de 253 leitos de um total de 1.298 disponíveis no estado.

Em relação às regiões, somente a região Nordeste está com uma ocupação acima de 40%, com 79 leitos ocupados dos 151 leitos disponíveis. As regiões Oeste, Xanxerê, Extremo-Oeste e Vale do Itapocu estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Adulto com pacientes diagnosticados com Covid-19 entre 20 a 40%.

65% da população completamente vacinada

Santa Catarina ultrapassou nesta semana o índice de 65% da população completamente vacinada. Com mais de 10,9 milhões de doses aplicadas em todo o estado, o avanço na vacinação tem sido um dos principais responsáveis pela manutenção da tendência de redução no nível de risco da Covid-19 em todas as regiões, informa o governo catarinense.

A meta estabelecida para a campanha de vacinação contra a Covid-19 é de 85% de cobertura vacinal da população em geral. Nesse quesito, 36 municípios (12,2%) já alcançaram a meta. Outros 63 municípios (21,4%) estão entre 75 e 84%, 103 municípios (34,9%) estão entre 65 e 74%, 71 municípios (24,1%) estão entre 55 e 64% e 22 municípios (7,5%) estão com coberturas abaixo de 55%.

 

Créditos: SES/Com informações Oeste Mais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas Notícias

×