--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Litoral: São José declara situação de emergência por infestação da dengue

O Prefeito do município de São José, Orvino Coelho de Ávila, decretou no município situação de emergência em saúde pública, em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti. Junto no decreto, consta a criação da comissão de acompanhamento e regulamentação de procedimentos de intervenção sanitária. O decreto foi assinado nesta quarta-feira (08) e publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

O município registrou entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 481 notificações da dengue, além de mil focos do mosquito em todo o território. Para efeitos de comparação, no mesmo período do ano passado, foram notificados apenas 34 casos e ao longo do ano, registrados quatro mil focos do mosquito.

“O número de casos de dengue tem se apresentado cada vez maior no Brasil, no Estado e no Município. O que acende um alerta sobre a necessidade de cuidado não só do setor público, mas da população em geral, que tem papel fundamental na eliminação de criadouros do mosquito transmissor, dentro de suas residências”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica Katheri Zamprogna.

A Vigilância Epidemiológica orienta aos josefenses a reforçarem os cuidados em casa, para não dar chance à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. As equipes de saúde orientam para que a comunidade não deixe água parada nos recipientes; cubra caixas d’água e as mantenha limpas; coloque areia fina nos “pratinhos” de vasos de plantas e molhe as plantas aquáticas com frequência, para remover possíveis ovos de larvas que estejam abrigados no interior da estrutura.

Os cuidados se estendem também às pessoas como o uso de repelentes, inseticidas, e mosquiteiros na cama dos bebês. Caso alguém apresente sintomas como febre alta, dor muscular intensa, dor ao movimentar os olhos, mal-estar geral, dores de cabeça ou manchas no corpo, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Últimas Notícias