--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

“Lance improvável”, Polícia Civil deflagra operação que investiga golpes em leilões

Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Tangará, deflagrou a operação “Lance Improvável” para combater golpes aplicados por quadrilha através de sites de leilões de veículos falsos.

Na oportunidade, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e doze mandados de busca e apreensão, expedidos pela Comarca de Tangará – SC e cumpridos nos estados de Minas Gerais e São Paulo, além de bloqueio e sequestro de bens, que perfazem o montante de aproximadamente R$ 5 milhões.

Durante a ação, foram presas oito pessoas nas cidades Belo Horizonte, Praia Grande, Santo André e Parapanema. Além disso, foram apreendidos documentos, computadores, aparelhos celulares, materiais esses que serão utilizados para a conclusão das investigações.

Segundo o Delegado André Cembranelli, titular da Delegacia de Polícia de Tangará – SC, que conduz a investigação, “o grupo vinha atuando no submundo do crime desde 2018, disseminando sua operação fraudulenta por diversas regiões do país”. Os suspeitos, cujas identidades não foram divulgadas até o momento, são investigados em razão de enganar inúmeras vítimas ao promoverem leilões fictícios de veículos, levando-as a transferir grandes quantias em dinheiro para contas bancárias fraudulentas.

Os veículos divulgados nos sites seriam, supostamente, objetos de recuperação realizados por instituições bancárias devido à inadimplência dos proprietários. Os valores publicados se destacavam por estarem consideravelmente abaixo da média de mercado, o que atraía compradores de todo o Brasil. A estrutura online das páginas envolvia a vítima em um enredo enganoso, fazendo-a acreditar que havia feito a oferta mais vantajosa pelo lote.

A investigação iniciou na Delegacia de Tangará, após uma vítima residente naquela cidade, “arrematar” um veículo pelo valor de R$ 90 mil reais e transferir o dinheiro para o falso leiloeiro.

Até o momento, as investigações apuraram que ao longo de, mais ou menos, cinco anos de atuação criminosa, a organização criou múltiplos sites que continuavam operando até que as vítimas percebessem a fraude, momento em que eles prontamente migravam para um novo site ilegal. Estima-se que os criminosos tenham lesado centenas de vítimas no Brasil inteiro.

A ação contou com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais, da Polícia Civil de São Paulo, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da SENASP-MJSP, através do projeto M.O.S.A.I.C.O, e das Unidades das Regionais de Joaçaba, Lages , Videira e Campos Novos.

A Polícia Civil orienta as vítimas dos sites investigados, abaixo relacionados, que procurem as delegacias de polícia para registrar boletim de ocorrência, se ainda não o fizeram, de modo que a Polícia Civil possa fazer um mapeamento dos golpes aplicados pela organização criminosa em todo o Brasil.

Lista de sites investigados:
leilaoavantedobrasil.com.br
leilaogrupoleiloar.com.br
leilaogrupobraex.com.br
leilaoreforteretomados.com.br
leilaoservitec-br.com
leilaoserviteccaminhoes-br.com
acevilleleiloes-br.com,
galpaodoscarrinhos-br.com,
galpaodosquipamentos-br.com
leilaobendiniativos-br.com
transsorocaba.com.br
tramerleilaodebensmoveis.com.br
leilaotramerdecaminhoes.com.br
leilaoservitecdecaminhoes.com.br
transveicular.com.br
leilaobendinideativos.com.br
leilaoreforteretomados.com.br
transequipeclogistica.com.br
leilaoinovardobrasil.com.br
leilaosolidezativos.com.br
pagliatoleilaoautomotivo.com.br
leilaogrupovercelli.com.br
premierautoleilao.com.br
leilaoravelloretomados.com.br

Com informações: Polícia Civil – Regional Videira

Últimas Notícias