O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) em Florianópolis está recebendo dois equipamentos que devem ampliar em até 70% a capacidade para processar testes de coronavírus. Os aparelhos devem estar prontos na quinta-feira (23) e serem entregues oficialmente na sexta (24), quando o Lacen completa 69 anos.
Atualmente, o laboratório processa cerca de mil amostras de testes de Covid-19 por dia. Esses novos equipamentos têm capacidade para processar pelo menos 744 amostras por dia, sendo 552 em uma das plataformas, e 192 em outra, totalizando com isso, quase 2 mil amostras por dia.
O reforço é do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e garante mais segurança para os trabalhadores e também nos resultados, pois é de alta precisão. O investimento é de US$ 300 mil.
Além da montagem dos dois aparelhos, os funcionários do Lacen também estão sendo treinados pela equipe da Fiocruz para utilizar os equipamentos. Os insumos também serão fornecidos pelo instituto.
Fonte: G1 SC
Foto: NSC Tv/Reprodução