O governador Jorginho Mello visitou nesta terça-feira (25) propriedades atingidas pelo granizo no Meio-Oeste e reafirmou que o Estado vai priorizar investimentos para reconstrução das áreas devastadas.
“Nossa prioridade é garantir segurança, reconstruir o que foi perdido e apoiar as famílias e produtores. Não mediremos esforços para que cada município tenha as condições necessárias para se reerguer”, afirmou o governador.
A comitiva passou por Rio das Antas e Videira, onde os danos causados pelos temporais dos dias 22 e 23 de novembro ficaram ainda mais evidentes. Em Rio das Antas, um dos municípios mais atingidos, pastagens de gado de leite, estruturas rurais e lavouras de milho, soja e frutas de caroço tiveram perdas significativas, em algumas áreas, quase totais.
Produtores relataram dificuldade para reconstruir pomares e estruturas diante da destruição das plantas e do comprometimento das próximas safras.

Durante a vistoria, Jorginho Mello e o secretário da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, conversaram com agricultores e lideranças locais. O governo assegurou que os produtores da região terão prioridade no acesso às linhas de crédito emergenciais e programas de recuperação lançados pelo Estado.
“Nosso trabalho não termina na resposta imediata. Estamos avançando na prevenção, com programas que garantem maior capacidade de enfrentamento e previsibilidade. O compromisso é proteger vidas, reduzir prejuízos e fortalecer os municípios para que eventos como esse causem cada vez menos impacto”, destacou Hildebrandt.
A Epagri iniciou levantamentos para calcular o impacto real das perdas, que atingem lavouras de grãos, frutas, hortaliças e tabaco. Além de Rio das Antas, Fraiburgo, Curitibanos e Campos Novos também registraram estragos expressivos.

Como acessar os programas de apoio
Os produtores devem procurar os escritórios da Epagri para elaborar projetos de crédito e planos de recuperação. As principais linhas disponíveis são:
-
Reconstrói SC: Financiamento de até R$ 20 mil por família para reconstrução de estruturas, com 50% de desconto para pagamento em dia.
-
Pronampe Agro SC Emergencial: Crédito de até R$ 100 mil por família, com juros subsidiados de 3% ao ano e prazo de oito anos.
-
Recupera Maçã SC e Proteção de Pomares: Linhas específicas para reposição de mudas e instalação de telas antigranizo.
-
Safra Garantida SC: Subsídio para adesão ao Proagro Mais.
Os levantamentos seguem sendo feitos em campo por equipes da Epagri, Defesa Civil e secretarias municipais para garantir que o auxílio chegue rapidamente às famílias mais afetadas.


