--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

Irani reconhece fornecedores e prestadores de serviço por boas práticas em sustentabilidade

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani premiou, nesta terça-feira, dia 15, fornecedores e prestadores de serviço por suas contribuições com o desenvolvimento sustentável. Ao prestar o reconhecimento, a empresa tem como objetivo incentivar e estimular as boas práticas – já implementadas na própria Irani – entre os seus parceiros. Cinco iniciativas foram contempladas com a distinção: Valgroup, Honeywell do Brasil LTDA, Rolamentos CBF, Minaskraft Indústria de Embalagens LTDA e Transpower Transporte Rodoviário LTDA.

 

Os 49 inscritos da 2ª edição do evento foram categorizados em cinco grupos: Prestadores de serviços críticos; Produtos químicos e críticos; Serviços de transporte/Logística para expedição; Produtos FSC® e florestais; e Materiais de uso e consumo e serviços externos críticos. Os cases foram analisados por uma banca de julgadores externos e cada categoria premiou um fornecedor. Os projetos inscritos deveriam atender a pelo menos uma das dimensões ESG (Ambiental, Social e Governança).

 

Para a ONU, o desenvolvimento sustentável deve ser visto como uma prática capaz de suprir as necessidades da geração atual sem que a capacidade das gerações futuras seja comprometida. A Irani atua sob esse mesmo viés e adota o conceito na implementação de suas ações de ESG, que inclui iniciativas de economia circular, projetos sociais, voluntariado, relatórios de sustentabilidade, promoção da diversidade e muito mais.

 

“O desenvolvimento sustentável sempre foi uma premissa do nosso trabalho na Irani. Queremos gerar impactos positivos no entorno da fábrica e nas comunidades onde estamos inseridos, por isso a preocupação com o meio ambiente é tão essencial na prática das atividades. Manter um forte comprometimento com as políticas ESG garante que consigamos alinhar cada vez mais as responsabilidades ambientais, econômicas e sociais da empresa”, comenta Leandro Farina, Gerente da área de Sustentabilidade da Irani.

 

A iniciativa acontece a cada dois anos e, em 2021, o “Reconhecimento em Boas Práticas de Sustentabilidade” também premiou cinco projetos de empresas parceiras: 3M, Almeida Ambiental, Tesla Eletricidade e Mecânica Industrial, Rolamentos CBF e Transpower.

 

Neste ano, além da cerimônia de entrega dos troféus, a programação contou com um bate-papo especial com Pedro Paro, CEO e fundador da Humanizadas, que é pioneira e referência em avaliação de stakeholders. A instituição ajuda organizações, consultorias e fundos de investimento a construírem um futuro mais humano, ético, consciente, sustentável e inovador.

 

Conheça os cases vencedores:

 

Valgroup:

Categoria: Críticos e Químicos

Nome da Prática: Projeto Semear – Semeando conhecimento para os profissionais do futuro

 

Honeywell do Brasil LTDA:

Categoria: Serviços

Nome da Prática: Eficiência Energética e redução das Emissões de Carbono

 

Rolamentos CBF:

Categoria: Uso e Consumo

Nome da Prática: Prática de Economia Circular

 

Minaskraft Indústria de Embalagens LTDA:

Categoria: Matéria-prima

Nome da Prática: Programa de capacitação, Gestão de Resíduos e Efluentes

 

Transpower Transporte Rodoviário LTDA:

Categoria: Transportes e Logística

Nome da Prática: Empresa sustentável e Motorista Excelência 6.0

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

Últimas Notícias