--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Nenhum banner encontrado

Irani passa a ser Signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani passa a ser Signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse documento, assinado por quase 700 empresas de diferentes segmentos e portes no país, estabelece compromissos a serem seguidos com o objetivo de eliminar a discriminação contra as mulheres na comunidade e no mercado de trabalho.

 

Desde 2020, a Irani já está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU ao assumir o compromisso de “cultivar a diversidade e promover a inclusão”. Até 2030, a expectativa é de que 40% do quadro funcional da empresa seja preenchido por mulheres e que elas ocupem 50% dos cargos de liderança. Atualmente esses percentuais são de, respectivamente, 25% e 19%.

 

Iniciativas internas, como o “Programa de Mentoria Feminina”, fazem parte do ciclo de desenvolvimento da empresa. Com 20 participantes na primeira edição, o projeto fortaleceu a autoconfiança e promoveu ampliação da consciência, alavancando possibilidades de atuação, carreira e desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Ações como “Eu valorizo a Diversidade”, “+ Delas na Operação” e capacitações de lideranças também integram a lista.

 

Para Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani, tornar-se signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres reforça o compromisso da empresa na busca pela igualdade de gênero. “Para nós, que acreditamos na importância do desenvolvimento das pessoas e das comunidades, é fundamental ter um olhar atento em aspectos que incentivem e possibilitem que mais mulheres sejam protagonistas, assumindo funções na operação, na liderança de equipes e na empresa em geral”, complementa.

 

Além das movimentações de diversidade já adotadas pela empresa, a Irani assume agora, também. uma série de compromissos estabelecidos pelos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs). O documento cita sete princípios fundamentais:

 

  • Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;

 

  • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;

 

  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

 

  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;

 

  • Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;

 

  • Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;

 

  • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

 

 

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

 

Últimas Notícias