BAIXAR APP's

Irani Labs anuncia sete vencedoras da edição especial ESG

A partir do final de agosto, inicia-se um novo ciclo para as sete startups selecionadas na edição especial ESG do Irani Labs,  programa de inovação aberta da Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil. Seguem nesta nova fase, Bioflore, Quanticum, Se Candidate Mulher!, Nathural Chemical, GreeShield, Nanobot e Tamoios Tecnologia. Participaram da final, também, Tubox, IQX, Prronto e Wastebank.

 

Após a realização deste último pitch day, terão início, para as sete finalistas, as provas de conceito (POCs), em que implementarão pilotos de suas soluções junto à Irani. O programa escolheu negócios relacionados à gestão de resíduos, mudanças climáticas, embalagens sustentáveis, diversidade e comunidades do entorno e melhoria nas condições sociais/de trabalho dos catadores. O objetivo é que as startups e a Irani se tornem parceiras de negócio, futuramente, em uma relação cliente-fornecedor e para o desenvolvimento conjunto de soluções.

 

“As startups selecionadas seguirão recebendo mentoria para aprimoramento e desenvolvimento do negócio e no horizonte de futuras ações que ainda poderão ser realizadas com a Irani. Elas se destacaram pelas soluções, produtos e serviços com elevado impacto na sociedade, de forma ampla, consistente e mensurável, de forma muito alinhada com os nossos propósitos”, destaca Fabiano Alves Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani.

 

Os programas do Quintessa focados na implementação de pilotos das soluções podem ser divididos em duas fases, de forma a proporcionar valor agregado às startups já na fase 1, recentemente concluída. As 12 startups tiveram a oportunidade de se aproximar da Irani, receber feedbacks sobre suas soluções, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o setor e a elaboração de uma prova de conceito contextualizada.

 

Adicionalmente, todas elas participaram de uma trilha de capacitação, contribuindo para fortalecer ainda mais o ecossistema. Agora, as seis startups selecionadas continuarão contando com o apoio da Quintessa para a implementação de seus pilotos.

 

“A parceria entre Irani e Quintessa reflete nossa crença na essência da inovação aberta, onde o princípio ganha-ganha entre empresa e startup prevalece. Enquanto as startups podem validar suas teses por meio desses projetos-piloto, com perspectiva de faturarem e consolidarem uma parceria estratégica com a Irani, a empresa garante a entrega de resultados que estão alinhados com sua estratégia ESG”, ressalta Anna de Souza Aranha, co-CEO do Quintessa.

 

Conheça as sete vencedoras do Irani Labs edição ESG, por segmento:

 

– Embalagens sustentáveis

 

Nathural Chemical: desenvolve impermeabilizantes recicláveis, biodegradáveis e compostáveis para embalagens.

 

Magma (grenshield): desenvolve papel barreira repolpável.

 

– Mudanças climáticas

 

Quanticum: mapeia potencial agronômico e ambiental com base em nanopartículas naturais da terra. Atende pequenos produtores, grandes indústrias e produtores, associações e governos que querem entender melhor o solo.

 

Bioflore: Plataforma para monitorar o estoque de carbono e a biodiversidade.

 

– Resíduos

 

Nanobot: equipamento gerador de nanobolhas que infunde gases na água para melhorar o sistema de tratamento de água do cliente.

 

Tamoios Tecnologia: Desenvolve embalagens com biocompósitos de celulose.

 

– Diversidade & Comunidade do entorno

 

Se Candidate Mulher!: Plataforma que prepara mulheres para os processos seletivos das empresas.

 

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

 

Sobre o Quintessa

 

O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão. www.quintessa.org.br

 

Últimas Notícias