--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Campanha Maio Laranja Mobile
Campanha Maio Laranja Mobile
Campanha Maio Laranja Mobile

Irani ingressa como membro de importantes hubs de inovação ao lado de empresas de todo o Brasil

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani deu mais um passo na sua visão estratégica de inovação. A empresa ingressou como membro do espaço Cubo Itaú, de São Paulo, e do Instituto Caldeira, de Porto Alegre. A principal referência do Cubo e do Caldeira é promover conexões, curadoria de startups e inovação entre empresas em todo o Brasil.

A cultura da inovação faz parte do dia a dia na Irani. Todas as unidades fabris da empresa contam com equipes de pesquisa e desenvolvimento que trabalham de forma integrada com o foco em buscar soluções junto a parceiros, fornecedores e clientes como forma de gerar valor a todas as partes interessadas. A estrutura da área de inovação está baseada em quatro frentes: Gestão de Inovação, com foco na estratégia corporativa; Inovação Aberta com iniciativas como o Irani Labs; Corporate Venture Capital, com investimentos e aceleração de startups, e Cultura da Inovação, com foco em ações que estimulem os colaboradores a pensarem em novos projetos, processos e produtos.

 

“Estar próximo ao ecossistema de inovação e de startups reforça ainda mais a nossa atuação nessa frente. Buscamos constantemente conexões que resultem em negócios inovadores e impulsionem o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis para o nosso negócio e para o planeta. Atuar em conjunto com esses dois hubs será enriquecedor para a nossa estratégia”, destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira.

 

O tema inovação vem ganhando cada vez mais protagonismo na Irani. Recentemente, a companhia recebeu o selo do Innovative Workplaces 2023, iniciativa do MIT Technology Review Brasil, como uma das organizações mais inovadoras do país.

 

Um dos destaques em inovação foi a construção de um protótipo de um resinador mecânico inédito no Brasil e no mundo, após quatro anos de pesquisa. O pedido de registro no Sistema Internacional de Patentes (PCT) já foi protocolado. O equipamento foi desenvolvido em parceria com a startup Real Word Agronomy especialmente para a extração de resina dos pinus nas florestas da companhia no Rio Grande do Sul.

Já a Irani Ventures, veículo de Corporate Venture Capital da empresa, estreou no primeiro semestre com aporte na Trashin, startup gaúcha com foco na gestão de resíduos 360º e logística reversa. O investimento representa um avanço significativo na cultura da inovação e do relacionamento da empresa com o ecossistema de inovação aberta.

 

Recentemente, a Irani, em parceria com a Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, promoveu a etapa final do Irani Labs – ESG, programa de inovação aberta, e selecionou 12 startups que terão a oportunidade de apresentar soluções à companhia e receberão mentoria para aprimoramento e desenvolvimento do negócio. Após a etapa de refinamento e cocriação com a empresa, 6 delas implementarão pilotos destas soluções junto à Irani. O programa selecionou negócios com soluções para gestão de resíduos, mudanças climáticas, embalagens sustentáveis, diversidade e comunidades do entorno e melhoria nas condições sociais/de trabalho de catadores.

 

 

Sobre o Cubo Itaú de São Paulo

 

O Cubo Itaú é uma comunidade internacional que, desde 2015, tem o propósito de transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo. A principal referência em gerar conexões, curadoria de startups e inovação entre empresas no Brasil todo. A iniciativa busca conectar as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para o mercado.

 

Instituto Caldeira de Porto Alegre

O Caldeira é um hub de inovação com mais de 22 mil m² que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação. Conectam a comunidade do Caldeira por meio de um portfólio de eventos, programas de inovação aberta, capacitações, conteúdos e interação direta entre os membros.

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

Últimas Notícias