--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Irani apoia gestão de resíduos do evento NEon, em João Pessoa (PB), em parceria com a Trashin

BLACK FRIDAY
CAMP. NOVEMBRO AZUL

Ação em conjunto com a startup irá levar 250 lixeiras para o maior encontro de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade do Nordeste – A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, se junta mais uma vez com a startup Trashin na gestão de resíduos de grandes eventos. Dessa vez, as empresas estarão unidas na segunda edição do maior encontro de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade do Nordeste, o NEon, que acontece em João Pessoa (PB), nos dias 6 e 7 de junho.

 

Na ocasião, serão disponibilizadas 250 lixeiras de papelão para descarte de papel, plástico, metal, vidro, rejeitos, resíduos compostáveis e recicláveis. A Trashin irá disponibilizar atualizações em tempo real sobre a geração de resíduos ao longo do evento, com informações publicadas em página pública e na tela no seu estande.

 

As lixeiras são produzidas pela Irani com matéria-prima reciclada e reciclável. Quando o uso não for mais possível, o item volta para o processo produtivo em forma de aparas (embalagens e resíduos de papel e papelão ondulado que, após uso, voltam para o processo produtivo como matéria-prima), dentro do conceito de economia circular.

 

Na primeira edição do South Summit, evento de inovação realizado em Porto Alegre (RS), quando as duas empresas se uniram pela primeira vez nesse formato, as 500 lixeiras disponibilizadas coletaram 22,8 toneladas de resíduos que, graças à gestão, tiveram destino correto. Do volume total, 15 toneladas eram recicláveis, 4,5 toneladas eram de rejeitos e 3,3 toneladas eram compostáveis. Vidro, sucata metálica e papelão foram os materiais descartados em maior quantidade. A parceria deu tão certo que foi repetida na edição deste ano do South Summit.

 

“Estar em um evento tão importante como esse, que une inovação, empreendedorismo e sustentabilidade é muito gratificante para a Irani. Queremos, cada vez mais, conscientizar as pessoas a respeito do descarte correto de resíduos. Essa ação, assim como as outras que fizemos em parceria com a Trashin, tem total afinidade com os compromissos ESG que assumimos e com o caminho que estamos trilhando”, destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Oliveira.

 

Para Sérgio Finger, cofundador e CEO da Trashin, participar do NEon em uma nova parceria com a Irani mostra o quanto os organizadores de eventos de inovação no Brasil estão comprometidos em transformar a gestão de resíduos em uma prática sustentável e inovadora nesse tipo de ocasião. “É uma oportunidade de mostrarmos o poder da economia circular em um evento de grande porte. Queremos não apenas gerenciar eficientemente os resíduos, mas também inspirar e educar os participantes sobre a importância do descarte correto e da reutilização de materiais. É o nosso compromisso com os princípios ESG e nos motiva a continuar desenvolvendo soluções que promovam um impacto socioambiental positivo significativo”.

 

 

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

 

Sobre a Trashin

 

Fundada em 2018, a Trashin é uma cleantech que realiza operações de gestão de resíduos 360, programas de logística reversa com o uso de tecnologia e inovação; e eventos sustentáveis. Essas ações garantem que os resíduos coletados retornem à indústria como insumo, promovendo a economia circular que gera impacto socioambiental positivo. A empresa, criada em Porto Alegre (RS), conquistou a confiança de grandes companhias para realizar operações de logística reversa, gestão de resíduos e desenvolvimento de estratégias para potencializar métricas de ESG.

 

Entre as empresas atendidas estão a Havaianas (Alpargatas), Nike, Natura, Arena do Grêmio, Unimed, Movida, entre outras. Dentro dessas corporações, a Trashin desenvolve trabalhos que controlam níveis de produtividade e desperdício, promovendo a sustentabilidade através de uma metodologia única que pode ser facilmente aplicada em diversas organizações em todos os estados do Brasil. A Trashin foi acelerada pela Ventiur e passou por captações na Captable, a principal plataforma de investimentos em startups no Brasil.