Termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (13) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A data final, inicialmente prevista para o dia 6 de junho, foi prorrogada em uma semana pelo Ministério da Educação (MEC).
A prorrogação também vale para pedidos de atendimento especializado e para quem deseja tratamento pelo nome social. As solicitações devem ser feitas durante a inscrição, pela Página do Participante, com envio da documentação exigida.
Com o novo calendário, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até a próxima quarta-feira (18), o que garante a participação no exame. A taxa custa R$ 85 e pode ser paga via Pix, cartão de crédito, débito em conta ou por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada após a inscrição.
Inscrição obrigatória para todos
A inscrição no Enem 2025 deve ser feita exclusivamente na Página do Participante, no site do Inep — autarquia responsável pela aplicação do exame. Mesmo quem teve o pedido de isenção de taxa aceito ou justificativa de ausência em 2024 aprovada precisa se inscrever.
Também podem participar estudantes “treineiros” — aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e desejam testar seus conhecimentos.
Novidade: pré-inscrição automatizada para alunos da rede pública
Pela primeira vez, estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública terão suas inscrições pré-preenchidas automaticamente. No entanto, é necessário acessar o sistema, atualizar as informações e confirmar a inscrição para garantir a participação. Esses candidatos estão isentos do pagamento da taxa.
Enem volta a valer como certificado de conclusão do ensino médio
Outra novidade de 2025 é o retorno do Enem como via de certificação do ensino médio. Podem solicitar o certificado participantes com 18 anos ou mais que:
-
não tenham concluído o ensino médio;
-
obtenham pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento;
-
e alcancem, no mínimo, 500 pontos na redação.
Se aprovado, o candidato poderá solicitar o certificado completo ou declaração parcial de proficiência.
Acessibilidade e inclusão
Candidatos com deficiência ou necessidades específicas devem solicitar atendimento especializado até o fim do prazo de inscrição. Quem já teve a documentação aprovada entre 2021 e 2024 não precisa reenviar os comprovantes. A lista de documentos aceitos está disponível no edital do Enem.
O edital também está disponível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), no canal do Inep no YouTube.
É possível solicitar o uso do nome social — desde que ele esteja registrado na Receita Federal.
Quem não paga a taxa de inscrição?
Não será gerado boleto para:
-
estudantes do último ano do ensino médio em escolas públicas, em qualquer modalidade (regular ou EJA);
-
candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que informarem que desejam usar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio.
Provas em novembro
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos consecutivos: dias 9 e 16 de novembro, em todo o país.
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da Conferência do Clima da ONU (COP 30) na região.
A estrutura do exame permanece a mesma:
-
1º dia (9/11): redação, linguagens, códigos, e ciências humanas — duração de 5h30.
-
2º dia (16/11): matemática e ciências da natureza — duração de 5h.
Porta de entrada para o ensino superior
O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com informações Agência Brasil