Informativo – O que você precisa saber para estar bem informado no início da semana ?

Começamos a semana com o fim da quaresma e Páscoa, claro, além disto, algumas posições e questionamentos per penduram neste início de semana, qual segmento de comércio pode abrir ? números de infectados? e ainda, o que está acontecendo no mundo?

Vamos começar com as atualizações de casos de coronavírus no Brasil e no mundo.
Mundo: 1.859.011 de casos confirmados.
Brasil tem 22.169 casos confirmados e 1.223 mortes por Covid-19.
 

Já em Santa Catarina, este número assusta ainda, contabilizando 24 mortes por coronavírus e 776 casos confirmados.

Na tarde ontem (12), o governador de Santa Catarina Carlos Móises, em live pelo Facebook, anunciou algumas medidas e liberou alguns segmentos de comércio a funcionar á partir desta segunda-feira (13).

Confira abaixo o que pode abrir e suas restrições e cuidados:

Hotéis, pousadas, comércio de rua e estabelecimentos que vendam alimentos, e no caso do setor alimentício, apenas o sistema de pegue e pague, sem a possibilidade de comer no local.

O que já estava liberado:  Áreas da saúde, assistência social, segurança pública e privada, Defesa Civil, transporte de passageiros por táxi ou aplicativo, coleta de lixo, serviços de tele-entrega (delivery), caixas eletrônicos, transporte de cargas, postos de combustíveis, advogados, imprensa, fretamento para transporte de funcionários, agropecuária e atividades industriais.

Em Fraiburgo, a prefeita Claudete Gheller Mathias anunciou neste fim de semana, que a prefeitura municipal atenderá á partir de 13 de abril, com horário reduzido, das 07:00 ás 13:00.

O que segue fechado: Eventos e as reuniões de caráter público ou privado, incluindo excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos. Também está proibida a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias.

O Estado também mantém até 31 de maio a suspensão de aulas nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo, e ainda permanecem fechados até o fim de maio as academias, clubes, cinemas, teatros, casas noturnas, assim como proibida a realização de shows e espetáculos.

Uso de máscaras: A portaria da Secretaria de Estado de Saúde, publicada quinta-feira (9) no Diário Oficial do Estado, recomenda em estabelecimentos essenciais como farmácias, mercados e postos de gasolina, o uso de máscara para o consumidor, além das pessoas que trabalham em comércio com atendimento ao público, esse sim, deve ser obrigatório o uso.

Seguindo o novo decreto estadual, emitido neste fim de semana, algumas regras que passam a valer á partir desta segunda-feira (13):

I – somente poderão ativar 50% de sua capacidade total de hospedagem;

II – devem disponibilizar álcool gel para uso dos clientes na recepção, nas portas dos elevadores e nos corredores de acesso aos quartos;

III – os serviços de alimentação, tais como restaurantes, bares e lanchonetes, localizados dentro das hospedagens poderão atender aos hóspedes somente em serviço de quarto;

IV – as áreas sociais e de convivência, tais como sala de jogos, academias e piscinas, deverão permanecer fechadas;

V – o serviço de governança deverá intensificar a higienização dos quartos e banheiros com desinfecção das superfícies com álcool a 70º ou sanitizantes de efeito similar, além da limpeza de rotina;

VI – ao final da estadia do hóspede deverá ser realizada limpeza e desinfecção completa do quarto e superfícies, antes da entrada de novo hóspede;

e VII – todos os trabalhadores deverão usar máscaras de tecido não tecido (TNT) ou tecido de algodão durante todo seu turno de serviço, independentemente de estarem em contato direto com o público.

Volta ás aulas: O Governo de Santa Catarina prorrogou a quarentena adotada para minimizar o contágio do novo coronavírus, e manteve a suspensão das aulas no estado até 31 de maio.

TRANSPORTE DE ÔNIBUS: Em coletiva de imprensa neste sábado (11), o governador Carlos Moisés prorrogou a quarentena no Estado. Entre os setores que ainda estão proibidos de retornar as atividades está o transporte coletivo que fica impedido até o dia 30 de abril.

 

ENEM:

Calendário

Prazo para solicitar a isenção: de 6 a 17 de abril
Resultado dos pedidos de isenção: 24 de abril
Prazo de inscrição: de 11 a 22 de maio
Divulgação dos locais de prova: Data não definida
Aplicação das provas digitais: 11 e 18 de outubro
Aplicação de provas impressas: 1º e 8 de novembro
Divulgação dos resultados: janeiro de 2021

 

Calendário de pagamento Auxílio Emergencial da Caixa:

As pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal serão as primeiras a receber. Já os clientes dos bancos privados e as pessoas inscritas pelo aplicativo receberão a renda básica a partir do dia 14 de abril.

A segunda parcela do benefício será paga entre 27 e 30 de abril, de acordo com a data de aniversário dos trabalhadores. Já a última será paga de 26 a 29 de maio. O Governo Federal tem a expectativa de pagar as três parcelas dentro de 45 dias. No total, serão liberados R$ 98 bilhões para 54 milhões de pessoas.

Os beneficiários do Bolsa Família vão receber as três parcelas de acordo com o calendário do programa, somente nos casos em que a renda básica seja mais vantajosa.

Saiba como pedir o auxílio emergencial da Caixa: 

 

Uma produção do departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Genauro Stefanski/ Rodrigo Mattos/ Flávio Furtado

 

 

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×