Outubro de 2024 entrará para a história do Hospital Fraiburgo. O marco está relacionado a um sonho que começa a ganhar vida: a construção de um novo bloco do Hospital. A iniciativa esta sendo viabilizada por meio de uma parceria inicial com a Uniarp, que patrocinará a construção do primeiro piso de um total de três que já estão projetados para o espaço, alocado conjuntamente com a estrutura atual.
Para marcar o momento, a Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva – AFSC, administradora do Hospital Fraiburgo, realizou um ato solene, na manhã deste dia primeiro de outubro, que contou com a presença do pró-reitor do campos da Uniarp Fraiburgo, Aldair Marcondes, do presidente da AFSC, Oziel Ribeiro, das gerentes Giana Vescovi Zimermann, Rosangela Narloch, Pamela Moraes, Suzamara Castanho e do diretor técnico, Dr Ruan Rodigheri, além do engenheiro da obra Elias Boçois e da arquiteta Renata Boçois, e ainda representante da Rádio Fraiburgo.
O projeto de ampliação do Hospital Fraiburgo consiste na construção de um bloco de três andares que contemplará novos leitos e uma Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. A previsão de conclusão total é 2026. O primeiro andar, que contará com recursos para viabilização da Uniarp, alocará parte do almoxarifado, sala de descanso para funcionários, sala para acadêmicos e espaço de auditório. A previsão é que as obras iniciam ainda nesse mês.
O presidente da AFSC, Oziel Ribeiro, enalteceu a importante parceria “A AFSC se propôs a fazer uma gestão comprometida com uma única questão: oferecer a saúde que a nossa comunidade merece; e desde que iniciamos a atuar aqui no Hospital Fraiburgo nosso compromisso é esse: humanizar o atendimento e buscar formas de ampliar e melhorar a nossa oferta. Com esse novo bloco um sonho ganhará vida e está sendo minuciosamente pensado e estruturado pela nossa equipe técnica e de gerentes que estão muito dedicados para que o resultado atenda as expectativas” destacou Oziel reforçando mais uma vez a importância da parceria, engajamento e solidariedade da comunidade, entidades e empresas.
O pró-reitor da Uniarp Fraiburgo, Aldair Marcondes também destacou a importância da parceira. Segundo ele, o Hospital Fraiburgo vem recebendo acadêmicos de medicina no regime de internato, somando um total superior a 150 estudantes, e essa parceria vem trazendo e trará ainda mais benefícios a comunidade “São profissionais sendo formados aqui na região e aptos a atuarem com excelência. Uma forma de estimularmos eles a permanecerem na região e somarem a qualidade do atendimento de todos que buscam por saúde” enalteceu.
A construção do primeiro piso do bloco deverá iniciar nos próximos dias e impactará positivamente desde já o fluxo do Hospital que terá áreas desafogadas. Com a alocação do almoxarifado no novo espaço, a área atual do Hospital será ajustada, ampliando área de refeitório e outras melhorias possíveis nos locais atuais.