A abertura oficial do 18º Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado e 2º Semco – Seminário Catarinense de Olericultura, na próxima terça-feira, 23 de julho, no Parque da Maçã, em Fraiburgo, será marcada por homenagens. Nesta edição, quatro nomes serão reconhecidos pelos significativos trabalhos em prol se setor de frutas e hortaliças.
Os homenageados do Enfrute são Gilmar Arduino Bettio Marodin, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Marise Vicelli, servidora da Estação Experimental de Caçador, da Epagri. Já os homenageados do Semco são: Giovani Moraes, produtor de cebola de Lebon Régis e Sigfried Muller, pesquisador aposentado da Estação Experimental de Caçador, da Epagri.
Para o coordenador do Enfrute, Leandro Hahn, as homenagens são justas e reconhecem a contribuição de cada um dos nomes à fruticultura e olericultura brasileira. “As homenagens são tradicionais em todas as edições do Enfrute e esse ano temos nomes importantes para valorizar. Desde produtor até pesquisador, mas todos com algo em comum que é a dedicação pelo trabalho e pelo setor”, comenta Hahn.
Além das homenagens, a abertura oficial do Enfrute, às 19h, deverá contar com a presença de autoridades. Vale lembrar que o evento inicia antes, às 8h20, com palestras, apresentação de trabalhos técnico e uma grande feira do setor de frutas e hortaliças, com exposição do que tem de mais inovador em máquinas, tecnologias e serviços.
Os eventos são organizados e promovidos pela Estação Experimental de Caçador da Epagri, Prefeitura de Fraiburgo, Uniarp e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Caçador (Aeac), com patrocínio do Crea-SC e Confea. O tema central do evento é a valorização da ciência brasileira para a produção de frutas e hortaliças, em busca de uma produção cada vez mais competitiva.
A programação completa do Enfrute e do Semco pode ser conferida em www.enfrute.uniarp.edu.br. As inscrições são gratuitas.