Em grande notícia para os produtores de maçã de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello anunciou na abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã que o Estado conquistou a autorização do Ministério da Agricultura para realizar a inspeção e certificação das frutas para exportação diretamente nos polos produtivos de São Joaquim e Fraiburgo.
A medida, resultado de uma longa luta da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, elimina a necessidade de enviar as maçãs para o Rio Grande do Sul para passar por esse processo, agilizando as exportações e reduzindo custos para os produtores.
“A certificação da maçã em Santa Catarina é uma conquista histórica para o setor”, afirmou o governador Jorginho Mello. “SC produz a melhor maçã do Brasil e merecia ter essa autonomia há muito tempo”.
Logística mais eficiente
A Cidasc faz a sanidade dos pomares de maçãs e entendeu a necessidade de defender essa autorização de competência da União, junto com entidades ligadas ao setor. “A Cidasc levou esse pleito ao governador e ao Mapa. Essa decisão desonera e muito a questão logística da produção, aumenta a vida útil do produto e portanto o valor comercial dele. Essa era a maior demanda que havia na área da Cidasc na região de São Joaquim e Fraiburgo”, destacou a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, ressaltou a importância de todos os esforços no campo para fortalecer o setor. “Todo o potencial produtivo da maçã é resultado do trabalho dos nossos agricultores, técnicos e das políticas públicas que levam a maçã para além das fronteiras. Somos campeões nacional na produção da maçã, uma das grandes forças da nossa fruticultura”, afirmou Colatto.