Governo de SC vai oferecer testes gratuitos contra Covid na temporada de verão

O governo de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira, dia 20, que irá instalar centros de testagens para Covid-19 em locais com fluxo intenso de turistas durante a temporada de verão. A administração estadual informou que os exames serão gratuitos. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), todas as cidades poderão aderir, contudo, o foco são municípios litorâneos, que recebem grande fluxo de visitantes no verão.

O governo estadual afirmou que o funcionamento dos centros de testagem ocorrerá em parceria com municípios, universidades, Bombeiros Comunitários e Defesa Civil, instalados em pontos estratégicos como aeroportos, rodoviárias, pontos turísticos e locais com grande circulação de pessoas.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina (SUV), Eduardo Macário, as prefeituras vão escolher a equipe de saúde que irá atuar no local. De acordo com Macário, serão disponibilizados testes de antígeno gratuitos, com resultado que sai em até 20 minutos. Os municípios receberão os testes, equipamentos e as tendas que serão montadas nos locais escolhidos.

Essa é uma das ações divulgadas pelo Estado durante o lançamento da “Operação Verão Mais Seguro”, que ocorreu em Florianópolis durante esta manhã desta segunda-feira.

Ações para a temporada

Durante o lançamento da operação “Verão Mais Seguro”, foram apresentadas ações relacionadas à promoção do estado como destino turístico, transmissão do coronavírus, segurança, infraestrtura e bem-estar da população durante a temporada.

As equipes do Corpo de Bombeiros vão operar em 169 praias com um efetivo de 2.130 guarda-vidas civis e 80 militares. Socorristas da região Oeste serão deslocados para as cidades do Litoral, de acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Marcos Aurélio Barcelos.

De acordo com o coronel, até 1,5 mil salva-vidas estrão operando. “Todo o nosso aparato é reforçado durante a Operação Veraneio, de forma que a gente possa incrementar o serviço de salvamento aquático nas praias que não recebem o serviço o ano inteiro e acima de tudo reforçar os nossos atendimentos emergenciais, mais acidentes, mais incêndios, que também aumentam durante a temporada”, disse.

Todas as informações necessárias aos turistas durante o verão podem ser encontradas no site da operação, como mapas turísticos, dicas de segurança, telefones úteis e notícias.

 

Créditos: Oeste Mais com informações do G1

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas Notícias

×