As polícias de Santa Catarina vêm alertando a população sobre os mais variados tipos de golpe que vem sendo aplicados, agora com mais ênfase no uso de redes sociais. Este tipo de crime tem sido comum no litoral, principalmente no verão. Em Videira, nesta semana, o golpe do aluguel fez algumas vítimas. Uma delas teve um prejuízo de R$ 2,2 mil.
O modus operandi é o seguinte: os golpistas publicam anúncios em grupos de brechó no Facebook como se estivessem alugando uma casa por um valor bem abaixo do mercado. O imóvel realmente existe, mas é de propriedade de uma terceira pessoa que não tem ciência do golpe.
Pessoas interessadas em alugar entram em contato e o golpista manda fotos, endereço e diversas informações do imóvel usado indevidamente. As vítimas então são induzidas pelos golpistas a fazerem um PIX, antes mesmo de conhecerem o imóvel, com o argumento disso ser uma garantia de reserva ou adiantamento do aluguel.
Muitas vítimas fizeram o pagamento e quando foram ver o imóvel do qual eles tiveram garantia de reserva, dão de cara com o verdadeiro proprietário, que nunca colocou o imóvel para aluguel. E aí não conseguem mais falar com o “proprietário”, na verdade o golpista e tampouco reaver o dinheiro transferido.
Fonte: RBV Rádios