--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Funcionários do Correios de Fraiburgo estão em greve pela primeira vez na história

A greve teve início nesta semana em todo o país 

 

Funcionários dos Correios de Fraiburgo e região, iniciaram, na nesta semana, uma greve nacional por tempo indeterminado. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), o estopim foi o corte de benefícios, que além da redução de salário, diminuiu em um ano, o acordo de contrato firmado no ano passado.

O acordo, estava previsto por contrato de dois anos, entretanto, não houve mais concordância; De acordo com a agência, um primeiro levantamento parcial apontou que 80% do efetivo segue trabalhando normalmente.

Causa da Greve e os motivos

 

Em entrevista ao repórter Paulo Rodrigo, Adelar Antunes de Lima, funcionário da agência, explica que os motivos principais são o corte de benefícios, como vale-alimentação e saúde, onde a redução de salário em 40% afeta diretamente o trabalho dos agentes na cidade.

A Fentect –  Federação Nacional dos Trabalhdores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, divulgou que entre os benefícios suspensos com a decisão da empresa estão o vale alimentação; auxílio creche; adicional de risco de 30%; licença maternidade de 180 dias; indenização por morte; auxílio para filhos com necessidades especiais; pagamento de adicional noturno e horas extras, entre outros.

Na última sexta-feira (14), o plenário do STF iniciou julgamento virtual para analisar o mérito da questão. Por enquanto, o único voto foi justamente de Toffoli. Que ratificou sua posição favorável aos Correios. Há previsão de conclusão do julgamento pela Corte Suprema até esta sexta (21).

 

OUÇA O ÁUDIO

 

Primeira greve do Correios na história de Fraiburgo. Foto: Alan Moreira — Rádio Fraiburgo

 

Realidade do trabalho diário dos funcionários acende alerta nas condições de trabalho de todo o país

 

Segundo Cedemir Rodrigo Remus, também funcionário da agência, em agosto deste ano, foi realizado uma tentativa de acordo, entretanto, foi retirado cerca de 70 cláusulas, mantendo apenas 9, reduzindo o acordo de dois anos para apenas um.

A paralisação ocorre em todos os setores da área operacional da empresa (agentes de correios, carteiros, atendentes, operadores de triagem e transbordo e suporte).

As entregas que estão chegando na cidade, estão sendo entregues normalmente, entretanto, a demora de algumas entregas se deve a paralisação do Centro de Distribuição Correios – CDC.

 

OUÇA O ÁUDIO

 

Prazo para o fim da greve 

 

Adelar Antunes de Lima ainda explica que há expectativa da greve termine nesta sexta-feira, 21, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda uma liminar que trata da validade do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

 

OUÇA O ÁUDIO

 

 

 

Informações adicionais para a imprensa: 
Departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Email: [email protected]
Telefone: 49 3246-2507

 

Últimas Notícias