--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Frio ganha força com mínima de -7,3ºC no Rio Grande do sul

O Centro, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul experimentaram neste sábado (06) um início de dia congelante, confirmando a expectativa da MetSul Meteorologia de que estas áreas do estado seriam as mais geladas por conta do tempo aberto, o ar seco e o vento calmo com maior proximidade do centro da massa de ar polar. Temperaturas negativas foram observadas em grande parte dos municípios do Oeste e do Sul gaúcho na madrugada e no amanhecer deste sábado com marcas até extremas de frio.

As mínimas deste sábado em algumas localidades, particularmente na fronteira com o Uruguai e nas baixadas da Serra do Sudeste, estão entre as mais baixas dos últimos anos nestas regiões do Rio Grande do Sul. Estação de baixada no município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, no Sul do estado, anotou a menor temperatura deste ano até agora no Rio Grande do Sul no início deste sábado com 7,3ºC abaixo de zero.

Foi a segunda marca na casa de -7ºC desta estação meteorológica neste episódio de frio. No dia 30 de junho, a localidade do Sul gaúcho havia anotado uma temperatura mínima de 7,1ºC negativos, seguida por 6,2ºC negativos em 1º de julho e 5,3ºC abaixo de zero no dia (2).

O frio muito intenso do começo deste sábado esteve associado a uma massa de ar frio de origem polar associada a uma área de alta pressão de 1030 hPa sobre o Centro da Argentina e o Uruguai. Os dois países vizinhos registraram mínimas extremamente baixas no começo do sábado com marcas negativas em grande número de cidades e mesmo extremas em diversos pontos, notadamente no interior uruguaio e em províncias centrais argentinas.

 

Últimas Notícias