Fraiburgo sedia Seminário de Proteção e Defesa Civil

Aconteceu na noite desta quarta feira,(19/02) no auditório da câmara municipal, um seminário promovido pela defesa civil do estado. Durante o evento aconteceu uma palestra proferida pelo secretário estadual do órgão o coronel João Batista.

O tema escolhido pelo militar trata das cidades resilientes. Hélio de Bairros coordenador da defesa civil de Fraiburgo comenta a importância da presença do Coronel no evento.

A primeira palestra trouxe informações sobre a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar que atua no Estado e na região. Os dados foram repassados pelo primeiro tenente Bonatelli, chefe da Força Tarefa do 2° Batalhão de Bombeiros Militar. “Buscamos mostrar que temos grupos especializados em cada batalhão, preparados para o atendimento de desastres”, comentou Bonatelli.

A segunda participação foi do Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), que teve como foco o tema “Cidades Resilientes”. No início da fala relembrou o avanço que a DCSC teve nos últimos anos se tornando referência internacional. “O atual Governo deu uma atenção especial a Defesa Civil, o que proporcionou o fortalecimento da Instituição”, comentou João Batista.

 

Segundo ele, a nova estrutura implantada tem como foco o apoio a todos os municípios do Estado, tanto na área de prevenção e resposta aos eventos extremos, como no restabelecimento de municípios afetados. “As ações da DCSC vão além das atividades durante os eventos climáticos. Atualmente trabalhamos em conjunto com as estruturas do Governo do Estado em todas as situações que podem colocar em risco os catarinenses. Da mesma forma, com foco especial para a educação e capacitação”, comentou.

O Chefe da DCSC também destacou as atividades de monitoramento e alerta realizadas 24 horas por dia. “Nos momentos necessários emitimos avisos e alertas para a população com o foco de preservar vidas e reduzir prejuízos”, reforçou.

Dentro do foco de cidades resilientes foi apresentado o “Programa SC Resiliente” que busca incentivar os municípios em ações que visam aumentar a capacidade de resposta aos eventos extremos. “Para isso são propostas atividades estruturantes, como obras, e não estruturantes, a exemplo das capacitações”, explicou. O Programa vai possibilitar aos municípios participantes o acesso a recursos do Banco Mundial para investimentos na estrutura das cidades.

João Batista finalizou parabenizando o município de Fraiburgo pela importância dada às ações de proteção e defesa civil. “Esse trabalho vai ter resultado positivo para a comunidade e para as futuras gerações”, encerrou.

O coronel João Batista, concedeu entrevista ao repórter Alan Moreira, onde falou sobre sua vinda a Terra da Maçã.

Uma produção do departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Flávio Furtado/ Genauro Stefanski/ Rodrigo Mattos

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×