Confirmando os alertas da Defesa Civil, o volume de chuvas para Fraiburgo atingiu 50 milímetros em menos de seis horas. O fenômeno começou por volta das 17h desta segunda-feira (16) e trouxe além do volume de chuva, granizo e rajadas de vento que destelharam centenas de casas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Fraiburgo, Rafael Benincá, o volume de chuvas não foi tão expressivo quanto o registrado no penúltimo final de semana, mas que “como o solo está encharcado, a pancada rápida fez com que ruas do bairro Vila Salete fossem inundadas”.
Sobre os estragos, Benincá afirma que na manhã desta terça (17) a Defesa Civil começará a contabilizar os estragos. “Nesta noite – segunda – entregamos lonas para mais de 540 pessoas, no Centro de Eventos e no CRAS do bairro São Miguel”. No bairro, a unidade do CRAS já está fechada. O Centro de Eventos ficará aberto durante toda a madrugada para entrega de lonas e abrigo aos moradores atingidos.
Previsão para esta terça-feira
A Defesa Civil mantém o alerta para chuvas volumosas, rajadas de vento, granizo e inundações para esta terça-feira, o alerta segue até às 23h59 de terça (17).
Para Fraiburgo são esperados 20 milímetros ao longo do dia, o que segundo o órgão não deve trazer novos prejuízos aos moradores.
O fluxo de calor e umidade da região amazônica, áreas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera e a formação de uma frente fria no oceano provocam temporais, chuva intensa e volumosa.
Na quarta-feira (18), mantém-se a condição de chuva em Santa Catarina, mas com menores volumes. Permanecem, no entanto, as condições de temporais isolados no Grande Oeste, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná. Entre a tarde e noite de quinta-feira (19), a condição de temporais e chuva intensa é especialmente para o Grande Oeste.