Os fortes ventos e chuvas que trazem destruição e prejuízos em todo o estado, deixaram ao menos duas casas destelhadas no bairro São Cristóvão, em Fraiburgo, além do registro de quedas de árvores.
O coordenador da Defesa Civil de Fraiburgo, Rafael Benincá, afirma que as ocorrências aconteceram na noite desta quarta (12) e madrugada desta quinta (13) e todas foram atendidas. “Para hoje, os alertas continuam. Nas chuvas, sem volumes maiores, mas os ventos são previstos até o início da tarde entre 50 e 70km/h”. As orientações para os moradores em caso de emergência é acionar o 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.
Ciclone Extratropical avança sobre Santa Catarina
Nesta manhã de quinta-feira (13), o ciclone extratropical se encontra formado, com seu centro posicionado próximo a costa de SC e do RS. Sua atuação provoca fortes rajadas de vento pelo estado, que superaram os 120 km/h nas últimas horas em municípios do Planalto e Litoral Sul catarinense.
Além disso, o avanço de uma massa de ar frio de origem polar já provoca um declínio acentuado nas temperaturas nas áreas de divisa com o RS, sendo que no momento os valores registrados do Extremo Oeste ao Planalto Sul se encontram abaixo dos 10°C.
Para as próximas horas, a previsão é de que os ventos sigam fortes nas áreas mais elevadas do estado e se intensifique nas regiões litorâneas. A massa de ar frio também avança em direção às demais regiões e combinada a intensidade dos ventos, deixa a sensação térmica ainda mais baixa. O risco para ocorrências associadas aos ventos fortes é moderado a muito alto e moderado a alto para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas.