BAIXAR APP's

Exportações de carnes em 2022 no estado de SC bateu recorde

O ano de 2022 encerrou com recorde histórico para o agronegócio de Santa Catarina. Foram mais de 1,7 milhão de toneladas de carnes exportadas, gerando um faturamento de mais de US$ 3,8 bilhões – aumento de 13,4% em relação ao ano anterior. O estado segue como maior produtor de suínos e segundo maior produtor de aves do Brasil, com acesso a 137 países, entre eles os mercados mais exigentes do mundo.

Em dezembro, a soma dos embarques de carne suína, frango, bovinos, perus, patos e marrecos chegou a 147,9 mil toneladas. O que demonstra um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período de 2021. As receitas passaram de US$ 340,9 milhões, aumento de 20,9% na comparação com dezembro do ano anterior.

Mesmo com os bons resultados em 2022, o setor produtivo entra em 2023 com movimentos mais cautelosos. O presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), José Antônio Ribas Júnior, explica que o ano inicia com várias questões a serem resolvidas e que impactam diretamente o agronegócio brasileiro: alta nos preços dos grãos, problemas de logística e questões tributárias e fiscais.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Últimas Notícias