--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Campanha Maio Laranja Mobile
Campanha Maio Laranja Mobile
Campanha Maio Laranja Mobile

Estudantes do SESI apresentam projetos que promovem educação científica e tecnológica

As Escolas SESI, de ensino básico, localizadas em Santa Catarina promovem no sábado, 30, uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes dentro da metodologia STEAM, abordagem que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo. A mostra, aberta ao público, com entrada gratuita. Em Videira, a mostra será realizada das 14h às 17h, com a exposição de 30 projetos.

Leonir Tesser, vice-presidente da Regional Centro-Norte da FIESC, convida toda a comunidade de Videira e região para prestigiar a mostra. Ele ainda parabeniza toda a equipe da Escola SESI pela dedicação na organização do evento. “Neste sábado, será um dia especial para vivenciar a metodologia e conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos. Nosso objetivo, com mais este evento que oportuniza inovação nas escolas, é tornar os estudantes agentes de transformação do mundo com autonomia, criatividade, responsabilidade e respeito”, destaca.
“Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos”, explica o diretor de Educação e Tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

Neste contexto, os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática. “Esta integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais”, acrescenta Pereira.

O evento será realizado nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.

Você já ouviu falar no itinerário STEAM na educação?

STEAM é o anagrama para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês). Ou seja, o itinerário é focado nesses conteúdos, que podem promover a geração de profissionais mais capacitados para o desenvolvimento tecnológico.

Esse itinerário é a base da formação do SESI e SENAI.

A proposta é desenvolvida por meio da realização de projetos que abrangem as diversas disciplinas, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo.

Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos.

Um exemplo básico: uma coisa é expor a teoria de que a água em movimento representa energia. Outra coisa é compreender, com a construção de um protótipo de pequeno porte, como um reservatório (que é energia potencial), se transforma em energia cinética (do movimento) e depois em energia elétrica.

Os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas Artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem Matemática. Esta integração dosa conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais.

A ideia central é promover autonomia na construção de respostas e ações confiáveis às questões e aos desafios que o mundo apresenta, tanto para o indivíduo quanto à sociedade.

Com informações: Assessoria de comunicação SESI

Últimas Notícias