Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos

Neste ano, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dispõe sobre a proteção integral das pessoas nessas duas fases da vida, completa 30 anos.

 

Wilma Bridi Mafra, presidente do Conselho Tutelar de Fraiburgo, falou sobre a data, e avaliou a evolução que o sistema sofreu durante estas três décadas de história.

 Clique no player e ouça a entrevista:

 

A pandemia do novo coronavírus afetou consideravelmente a rotina de trabalho dos conselheiros tutelares de Fraiburgo, de acordo com a presidente, o atendimento presencial foi um dos afetados.

 

 Clique no player e ouça a entrevista:

 

Conselho Tutelar
Secretaria de Assistência Social – Conselho Tutelar
(49) 99189-4637
Conselho Tutelar
Secretaria de Assistência Social – Conselho Tutelar
(49) 99132-0124

Plantão Conselho Tutelar Fraiburgo
(49) 3246-1722

 

De acordo com pesquisadores e defensores dos direitos dos menores, o número de crianças e adolescentes fora da escola teve uma redução de 20% e a taxa de mortalidade passou para 4,2% nesses 30 anos. O trabalho infantil também deixou de ser uma realidade para quase seis milhões.

Wilma lembra que apesar da pandemia os conselheiros continuam empenhados no combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. A presidente pede que os pais ou responsáveis mantenham seus filhos dentro de casa, e adotem outras medidas de prevenção a covid-19.

 

 Clique no player e ouça a entrevista:

 

Passadas três décadas, o percentual de crianças e adolescentes fora da escola caiu de 20% para 4,2%, a mortalidade infantil chegou a 12,4 por mil, e o trabalho infantil deixou de ser uma realidade para 5,7 milhões de crianças e adolescentes.

 


Uma produção do departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Genauro Stefanski/ Flávio Furtado

 

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×