--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Estação Inverno é lançada com propósito de aumentar o turismo em SC

CAMPANHA JULHO AMARELO
(foto: Eduardo Valente / GOVSC)

O governador Jorginho Mello lançou oficialmente neste sábado (28), em Lages, o programa Estação Inverno, iniciativa estratégica do Governo de Santa Catarina para promover o turismo e valorizar a Serra Catarinense durante a temporada mais fria do ano. O evento ocorreu no Espaço Cultural Aristiliano Ramos e reuniu autoridades estaduais, lideranças regionais e representantes do setor turístico.

A proposta integra ações de diversas áreas, como segurança pública, saúde, infraestrutura, turismo e energia, com o objetivo de oferecer uma experiência acolhedora e segura para os visitantes. “A Estação Inverno é mais que um projeto de governo. É uma celebração das nossas belezas naturais, da força do nosso povo e da cultura serrana. Estamos prontos para receber mais de 1 milhão de turistas entre junho e setembro”, afirmou o governador.

O lançamento também teve espaço para a valorização da cultura local, com degustações de vinhos de altitude, cervejas artesanais e pratos típicos da gastronomia regional, além de uma oficina de chimarrão, símbolo das tradições serranas.

A secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, destacou o alcance da campanha Santa Catarina: O Inverno do Brasil é Aqui e a visibilidade internacional proporcionada por ações como a novela Terra Forte. “Estamos construindo um legado de afeto e descobertas para Santa Catarina. As projeções de buscas por viagens ao estado são animadoras, o que mostra o potencial do nosso inverno como uma experiência autêntica”, pontuou.

De acordo com levantamento da plataforma Amadeus, já foram registradas mais de 3 milhões de buscas por viagens a Santa Catarina para o inverno de 2025, sendo mais de 560 mil de turistas internacionais. Chile, Estados Unidos e Portugal lideram a procura por destinos catarinenses. A conectividade aérea, com voos diretos da TAP e COPA Airlines, tem sido um diferencial.

Investimentos para fortalecer o destino

Durante o evento, o governo também apresentou os investimentos feitos na Serra para garantir uma temporada bem estruturada. O programa Energia Boa vai construir seis novas subestações e expandir a rede elétrica em mais de 225 quilômetros. A SCGÁS também está ampliando a rede de gás natural na região.

O Estrada Boa promove melhorias em vias importantes, como a Serra do Corvo Branco, enquanto os hospitais serranos receberam novos equipamentos e reforço na estrutura. Na segurança pública, o efetivo foi ampliado e as operações intensificadas para garantir tranquilidade a moradores e turistas.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou o perfil municipalista do governo estadual: “É gratificante ver o governador vindo à Serra promover as nossas cidades. Isso mostra um olhar atento ao desenvolvimento regional”.

Pedro Osteto, prefeito de Bom Jardim da Serra e presidente da Amures, reforçou a união dos municípios: “Estamos cada vez mais preparados para oferecer experiências únicas. Essa ação do governo fortalece nosso turismo e melhora a vida da população local”.

Com tradição, estrutura e hospitalidade, a Serra Catarinense se consolida como um dos principais destinos do inverno brasileiro.