--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Epagri aponta queda na produção de alho e de cebola em SC

As safras catarinenses de alho e cebola foram bastante impactadas pelo excesso de chuva dos meses de outubro e novembro. O resultado é uma estimativa de produção bem abaixo das expectativas iniciais. As informações constam no Boletim Agropecuário de dezembro, publicado pelo Centro de Socioeconômica e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e disponível nos sites da Epagri e do Observatório Agro Catarinense.

Com os problemas gerados pelas fortes chuvas, a estimativa é de uma colheita de 7,6 mil toneladas de alho no Estado (Foto: Nilson Teixeira/Epagri)

Conforme o analista de Socioeconômica e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Jurandi Gugel, a produção de alho deve ficar em 48% do volume projetado antes do início do plantio, que era de 15,9 mil toneladas. Em junho, no lançamento das estimativas da safra de inverno pela Epagri/Cepa, essa produção já havia sido atualizada para 12 mil toneladas em decorrência do trabalho de campo que indicou redução na área cultivada. Com os problemas gerados pelas fortes chuvas, agora a estimativa é de uma colheita de 7,6 mil toneladas.

A perspectiva é de colher 402 mil toneladas de cebola em SC (Foto: Divulgação / Epagri)

A estimativa da produção de cebola também foi atualizada. Conforme os dados levantados, os problemas climáticos devem gerar uma quebra de cerca de 27% na perspectiva inicial da safra 2023/2024. Em junho, quando as estimativas iniciais da safra de inverno foram lançadas, a estimativa era de uma produção de 554 mil toneladas. Agora a perspectiva é de colher 402 mil toneladas.

Por Epagri

Últimas Notícias