A 18ª edição do Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) e do 2º Seminário Catarinense de Olericultura (Semco) teve início na manhã desta terça-feira (23), no Parque da Maçã, em Fraiburgo. O evento, que se estende até o dia 25 de julho, reúne especialistas, produtores, estudantes e empresas do setor para discutir os últimos avanços, trocar experiências e impulsionar o desenvolvimento da fruticultura e olericultura no Brasil.
Mais de 1.200 pessoas no Parque da Maçã na abertura do evento
“Há um grande número de pessoas, de empresas e entidades que trabalham juntos pra isso acontecer. É muito gratificante. Hoje de manhã nós tivemos uma grande circulação de pessoas, mais de 1,2 mil acessaram o Parque da Maçã, superando as expectativas. Dos expositores ao auditório, os espaços operaram nesta manhã com cem por cento de ocupação”, destaca o coordenador do evento, Leandro Hahn.
Cultivares, comercialização e desafios climáticos em foco na programação da manhã
A programação da manhã desta terça-feira foi marcada por palestras e debates sobre cultivares, comercialização e os impactos dos eventos climáticos extremos na fruticultura e olericultura.
Paulo Mazzafera da Unicamp, abordou estratégias para lidar com os impactos dos eventos climáticos extremos na produção de frutas e hortaliças. Já Emiliano Santarosa, da Embrapa Florestas apresentou a técnica de enxertia de araucária para produção de Pinhão.
Novos cultivares e tendências para o futuro da fruticultura brasileira
Ivan Faoro, da Epagri Caçador, Marco Dal Bó e André Souza da Epagri Videira, discutiram os novos cultivares de macieira, frutas de caroço e uvas Piwi lançados nos últimos anos, além das tendências para o futuro da fruticultura no Brasil.
Evento gratuito para produtores e com taxa de inscrição acessível para o público em geral
A participação no Enfrute é gratuita para produtores. Já para o público em geral, há uma taxa de inscrição de R$ 50,00 que pode ser paga na chegada do evento.
De acordo com Leandro, a abertura oficial do evento acontece nesta terça-feira (23) às 19h. “A gente trabalha o dia todo, com programação acontecendo, o evento a mil e a noite a abertura oficial do Enfrute 2024. Depois da abertura e das homenagens, um coquetel para celebrar esse momento.