--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Empresa de SC desenvolve tecnologia para descobrir qual esporte melhor se adapta ao organismo

Uma startup de Joaçaba, no Oeste do Estado, desenvolveu um software de coleta de impressões digitais que pode ser utilizado para descobrir qual esporte melhor se adapta ao nosso organismo. A técnica desenvolvida em Santa Catarina já está presente em 11 países e tem auxiliado desde atletas amadores até profissionais.

“Essas impressões digitais são uma expressão arquitetônica, um relato, uma ata entre o DNA do pai e da mãe mais o ambiente bioquímico proporcionado durante a gestação”, explicou o profissional de educação física e pesquisador Rudy Nodari Junior.

Os dados colhidos pelo software ajudam desde a elaboração de treinos mais específicos para diferentes tipos de atleta até a identificação do esporte mais compatível para as condições físicas de cada pessoa.

Os dados do DNA de cada indivíduo são identificáveis por meio das impressões digitais e transformados em código binário pelo sistema da startup. A partir desse momento é possível trabalhar com os dados em um nível computacional e utilizá-los para diferentes fins.

“Neste contexto, destaco a dermatoglifia como ciência baseada no princípio da individualidade biológica, que nos fornece informações e conhecimento para potencializar pontos negativos e positivos dos nossos atletas”, afirma Arnaldo da Cunha Junior, que foi preparador físico olímpico da seleção brasileira de handebol.

A opinião é compartilhada pelo especialista em formação de atletas Renato Natella. Ela destaca que a importância da identificação do potencial individual de cada indivíduo vai além dos ganhos pessoais.

“Com a individualidade biológica, o trabalho se torna muito mais assertivo, mais rápido e produtivo para o atleta e para a equipe. Essa ferramenta tem facilitado e ajudado muito os atletas treinados por mim. Dermatoglifia é a ciência fazendo a diferença”.

Créditos: G1 SC

Últimas Notícias