Iniciativas que promovem o letramento matemático entre crianças da pré-escola poderão receber apoio financeiro de até R$ 80 mil. O incentivo faz parte de um edital inédito lançado nesta terça-feira (6) pelo Itaú Social, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A proposta é estimular práticas que melhorem o ensino de matemática desde os primeiros anos da vida escolar.
As inscrições estão abertas até 6 de junho, pela Plataforma de Editais da Fundação Itaú, e podem ser feitas por profissionais da educação pública — como professores, coordenadores e gestores —, além de organizações da sociedade civil, centros de pesquisa, universidades, estudantes de graduação e projetos de iniciação científica e extensão universitária.
O edital contempla duas modalidades. A modalidade Reconhecimento premiará projetos já em andamento com práticas de letramento matemático na pré-escola, com prêmios de até R$ 10 mil. Esses trabalhos serão reunidos em uma coletânea e poderão integrar trilhas formativas da Escola da Fundação Itaú, voltadas à formação gratuita de educadores. Já a modalidade Fomento destina-se a iniciativas inéditas ou em desenvolvimento em parceria com instituições públicas de educação infantil. Nessa categoria, os selecionados poderão receber até R$ 80 mil, além de acompanhamento técnico e pedagógico do Itaú Social. Os projetos devem ser concluídos até julho de 2026.
A seleção levará em conta critérios como inovação, impacto pedagógico, redução das desigualdades, aderência à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e potencial para inspirar outras práticas educativas. O resultado será divulgado em setembro, na própria plataforma do edital.
Investir cedo no aprendizado matemático
O edital busca enfrentar um dos maiores desafios da educação no Brasil: o ensino de matemática. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostram que apenas 27% dos estudantes brasileiros atingem o nível mínimo de proficiência em matemática, contra uma média de 69% nos países da OCDE. Apenas 1% dos brasileiros atinge os níveis mais altos de desempenho — muito abaixo da média de 9% da OCDE.
Segundo o Itaú Social, essas dificuldades começam nos primeiros anos escolares, o que reforça a importância de investir na educação infantil, especialmente na pré-escola, voltada a crianças de 4 e 5 anos. É nesse período que se iniciam os primeiros contatos com conceitos matemáticos como contagem, comparação, medidas, formas geométricas e noções de espaço e tempo — habilidades essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Com o edital, o Itaú Social e o MEC esperam fomentar práticas transformadoras que contribuam para melhorar o desempenho dos estudantes em matemática, desde os primeiros anos, garantindo mais equidade e qualidade na educação pública brasileira.
Com informações Agência Brasil